Atualizar a caderneta de vacinação dos filhos nem sempre é tarefa fácil para os pais, especialmente com a correria do dia a dia. Por meio de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, o Município deu início à campanha"Vacinação nas Escolas", visando ampliar a cobertura vacinal contra a gripe e atualizar o calendário nacional de imunização.
Com o tema"Em matéria de vacina, Sorriso é nota 10!",a iniciativa vem percorrendo escolas e Cemeis, facilitando o acesso dos estudantes às vacinas e reforçando a importância da prevenção. Durante essa quarta e quinta-feira (30 e 31), o Cemeis Criança Esperança, no bairro Bela Vista, recebeu a visita ilustre do Zé Gotinha, da Skye e da Chase. A presença dos personagens animou os pequenos.
“Foi um alívio para muitos pais que, por conta da rotina de trabalho, nem sempre conseguem ir até uma unidade de saúde. Colocar as vacinas em dia sem sair da escola foi uma excelente ideia.”, relatou Mariana Alves, mãe da pequena Maria Vitória.
Segundo a coordenadora da Central de Imunização, Kátia Dal Prá, crianças de até 6 anos e idosos são os públicos com menor adesão à vacina da gripe, por isso as ações nas escolas têm um papel fundamental para garantir proteção e segurança dentro e fora do ambiente escolar. “Muitos pais têm dificuldade de levar os filhos para vacinar. Indo até as escolas, conseguimos alcançar mais estudantes e reforçar a importância de manter a vacinação em dia”, explicou.
A próxima parada da campanha será na Escola Municipal Prof. Rolf Bachmann, no Pinheiros III. As equipes de saúde estarão nesta sexta-feira, 1º de agosto, vacinando os estudantes a partir das 14h.
A secretária adjunta de Saúde, Ana Cláudia Ferraz, lembra que a mobilização não se limita à campanha contra a gripe. “Estamos aproveitando para atualizar todo o calendário vacinal. Por isso, pedimos que os pais enviem na mochila dos filhos a documentação necessária para que as equipes possam checar e garantir que nenhuma criança fique desprotegida”, alertou.
Texto: Janaína Oliveira
Fotos: Cleiton Isidorio
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).