Agricultura familiar é destaque na Expoacre 2025 e produtores comemoram apoio da gestão municipal
Assistência técnica, melhoria nos ramais e entrega de insumos foram destaques positivos entre os produtores de Rio Branco
Por: RedaçãoFonte: Prefeitura de Rio Branco - AC
01/08/2025 às 17h16
Foto: Reprodução/Prefeitura de Rio Branco - AC
“Campo rico, cidade rica; Campo pobre, cidade pobre” – é com essa frase que o prefeito da capital acreana, Tião Bocalom, define a importância do crescimento e fortalecimento do setor produtivo agrícola de Rio Branco.
Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
Com ações implementadas pela gestão municipal nos últimos cinco anos e o apoio técnico por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, atualmente 2.400 famílias são atendidas pela prefeitura, o que tem fortalecido a agricultura familiar no município.
O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agropecuária tem refletido diretamente no aumento da produção agrícola e no impacto positivo na qualidade de vida das famílias atendidas. Em diversos polos agrícolas da cidade, os produtores têm se beneficiado com assistência técnica, entrega de insumos e apoio no escoamento dos produtos, além da garantia de transporte gratuito.
“A agricultura familiar é o que produz e coloca na mesa do consumidor”, afirmou Eracides. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Apoio à Agricultura Familiar
Continua após a publicidade
A agricultura familiar, que representa a base da produção alimentar no município, tem recebido atenção especial da gestão municipal. O secretário municipal de Agropecuária, Eracides Caetano, destaca os avanços no setor: “A agricultura familiar é o que produz e coloca na mesa do consumidor. O prefeito de Rio Branco tem um grande respeito pela agricultura familiar. Trabalhamos em Acrelândia com esse programa e estamos implementando melhorias aqui em Rio Branco, com calcário, adubo, mecanização e transporte gratuitos para os produtores. Isso resultou em uma grande melhora na qualidade da produção, com hortas bem adubadas e calcalhadas”, afirmou o secretário.
“A estrutura da feira está excelente, o espaço é grande e com muita novidade boa”, destacou Nilce. (Foto: Val Fernandes/Secom)
A produtora rural Nilce Soares, moradora do Polo Belo Jardim, compartilhou a sua experiência: “A estrutura da feira está excelente, o espaço é grande e com muita novidade boa. O que mais estou vendendo é limão Taiti e a goma de primeira tem sido a mais procurada. A Prefeitura de Rio Branco tem nos ajudado muito, especialmente depois que perdi tudo em minha casa. O prefeito nos ajudou com a cesta básica e agora estou conseguindo recomeçar com as vendas aqui na feira”.
Suporte no escoamento dos produtos
A facilidade no escoamento dos produtos também foi um grande destaque. Francisco das Chagas, presidente da Associação dos Produtores Rurais do Polo Hélio Pimenta, elogiou a logística oferecida pela prefeitura: “Hoje trabalhamos com hortas, frutas e legumes e a Prefeitura de Rio Branco nos dá toda a assistência necessária. A questão do transporte é um grande benefício, porque não pagamos o combustível do caminhão. Eles buscam os produtos em casa e os trazem de volta, o que tem sido um grande incentivo para nós”.
“Hoje trabalhamos com hortas, frutas e legumes e a Prefeitura nos dá toda a assistência necessária”, disse Francisco. (Foto: Val Fernandes/Secom)
A população também aprovou a feira da agricultura familiar. A professora Mariane Lopes, que visitou o espaço, destacou a variedade e qualidade dos produtos.
“Eu acho que essa feirinha é um dos pontos altos da Expoacre. A variedade de produtos é enorme, muita coisa gostosa e criativa. As pessoas estão empreendendo e isso é muito importante. A goma daqui, me disseram, é uma das melhores que tem. Fiquei impressionada com a qualidade dos produtos e com a diversidade que encontrei aqui”.
“A feirinha é um dos pontos altos da Expoacre, a variedade de produtos é enorme, muita coisa gostosa e criativa”, expressou Mariane. (Foto: Val Fernandes/Secom)
A gestão municipal tem se dedicado a promover a agricultura familiar, oferecendo apoio contínuo aos produtores, com benefícios que visam não apenas melhorar a produção, mas também assegurar o bem-estar e a qualidade de vida das famílias envolvidas no setor agrícola de Rio Branco.
(Foto: Secom)(Foto: Secom)(Foto: Secom)(Foto: Secom)(Foto: Secom)(Foto: Secom)(Foto: Secom)(Foto: Secom)(Foto: Secom)(Foto: Secom)(Foto: Secom)(Foto: Secom)(Foto: Secom)(Foto: Secom)(Foto: Val Fernandes/Secom)(Foto: Val Fernandes/Secom)(Foto: Val Fernandes/Secom)(Foto: Val Fernandes/Secom)(Foto: Val Fernandes/Secom)(Foto: Val Fernandes/Secom)(Foto: Val Fernandes/Secom)(Foto: Val Fernandes/Secom)(Foto: Val Fernandes/Secom)(Foto: Val Fernandes/Secom)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.