Agosto é um mês especial para as mamães e seus pequeninos. Intitulado como“Agosto Dourado” o mês inteiro é dedicado à promoção dos benefícios da amamentação.E para falar da importância desse vínculo único entre mães e filhos, as equipes das secretarias da Mulher e da Família (Semfa) e da Saúde (Semsa), organizam o “Agosto Dourado em Família”um grande evento programado para o dia 09 de agosto. E o palco desse encontro, que celebra a vida e o amor, será o Parque Ecológico Claudino Francio, com início previsto para às 15h30.
Com dicas e muitas orientações para as mamães,o ponto alto do evento será o “Mamaço Coletivo”, programado para às 16 horas. A gestora da Semfa, Mara Fernandes, pontua que todas as mamães que amamentam estão convidadas para esse momento cheio de carinho e amor. “Essa será uma grande ação de sensibilização para desmistificar o preconceito sobre o ato de amamentar em público; amamentar é alimentar com amor”, defende Mara.
E as mamães e famílias que forem ao encontro serão recepcionadas com atrações voltadas para toda a família, desde está mamando - literalmente. Serão disponibilizados serviços como orientações sobre saúde bucal; combate ao mosquito Aedes aegypti; aferição de sinais vitais como pressão, índice glicêmico; imunização com a oferta de todas as vacinas do calendário nacional, inclusive a da gripe; pilates e dicas de exercícios físicos. Haverá ainda sorteio de prêmios e lanche saudável com a oferta de frutas. Especialmente para a criançada terá a oferta de brinquedos infláveis, pintura facial e pipoca. E tudo será embalado com som ao vivo, ao ritmo da artista Maria Isabel.
Conforme a enfermeira e coordenadora de Atenção Primária, Cátia Luciano, a amamentação tem benefícios únicos para os bebês. “Desenvolve a função fonoarticulatória, pois o aleitamento materno auxilia no desenvolvimento da fala; vários estudos apontam que crianças amamentadas pelas mães tendem a falar mais cedo e articular melhor a pronuncia das palavras”, diz.
Vale pontuar que hoje o Município oferta acompanhamento pré-natal para cerca de mil gestantes. Toda quinta-feira, a rotina dos PSFs é voltada ao atendimento das mamães independente de ser ou de primeira viagem ou aquelas que já navegam pelo mar da maternidade há mais tempo.
Sílvia Gehring, do Departamento de Educação em Saúde destaca que além das equipes das Semfa e da Semsa, que estará presente com vários setores de atendimento, acadêmicos das instituições de ensino Facem, Anhanguera, Atenas e Senac, serão responsáveis pelo desenvolvimento das ações. A Comissão de Integração Ensino e Serviço (CIES) também integra o Agosto Dourado em Família.
Teste da linguinha
A enfermeira Cátia Luciano frisa que o encontro será fundamental para tirar dúvidas. Conforme a profissional, uma das questões que mais preocupa as futuras mamães é como agir se o bebê tiver a “língua presa”. A profissional explica que o teste da linguinha é ofertado na rede pública municipal junto com o teste do pezinho.
Oteste da linguinhaconsiste em uma avaliação realizada pelo odontólogo para avaliar a presença ou não das limitações dos movimentos da língua causados pela “língua presa”, que podem comprometer funções importantes como, sugar, engolir, mastigar e falar. O teste é simples, rápido e indolor. E caso seja constatada alguma alteração e for indicado, a criança é encaminhada para a frenectomia, que é a remoção do freio da língua. Esse procedimento também está disponível na rede pública do Município e realizado pelos profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Maria Lourdes de Lima. “O procedimento é bem rápido e seguro para a criança”, detalha a coordenadora de Saúde Bucal, Luciana Bussolaro.
O Agosto Dourado
A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a Unicef, com a “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura do documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, na sigla em inglês). Um ano mais tarde, a entidade criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países. Desde 2016, a WABA alinha a campanha WBW com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas (ONU).
No Brasil, o mês do Aleitamento Materno foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017 , que determina que, no decorrer de agosto, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Arte Keniel Dias
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).