Estande de Educação da Prefeitura de Rio Branco na Expoacre: inovações e tradições em prol do Ensino Infantil
Estande inovador da Prefeitura mistura tecnologia, arte e tradição para mostrar os avanços no ensino infantil da capital acreana
Por: RedaçãoFonte: Prefeitura de Rio Branco - AC
29/07/2025 às 18h16
Foto: Reprodução/Prefeitura de Rio Branco - AC
Sabemos que no mundo atual, a tecnologia é uma importante ferramenta que vem para facilitar a vida das pessoas, mas também um mecanismo muito utilizado para o desenvolvimento. Pensando nisso, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem levado o que há de mais moderno para dentro da sala de aula, por entender que a educação é um fator de transformação na sociedade.
Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
Nesta 50ª edição da Expoacre, o município organizou um estande para mostrar a população algumas das ações que foram incrementadas no ensino infantil. Para quem visita o espaço, pode conhecer um pouco mais sobre o Programa Hortas e Fazendinhas, Projeto de Robótica, Tech Jovem e claro, iniciativas educacionais analógicas, como, por exemplo, a Biblioteca Pública Municipal.
O prefeito em exercício, Joabe Lira, falou sobre a potência de uma feira como a Expoacre que mostra para os visitantes uma vitrine de tudo que o estado tem a oferecer.
“Um dos avanços que queremos é aquecer a nossa economia através da agricultura e do agronegócio”, destacou Joabe, à esquerda na imagem. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Hoje, como prefeito exercício, a gente fica feliz de poder também estar incentivando o agronegócio do nosso Estado e, consequentemente, fortalecendo a economia. Nós sabemos que um dos avanços que queremos e que o prefeito propôs, é o de aquecer a nossa economia através da agricultura e do agronegócio. Com certeza, é um momento especial que vai fortalecer esse objetivo”, destacou.
Continua após a publicidade
Acompanhada pelo gestor em exercício, a primeira-dama e chefe de Gabinete, Kelen Bocalom, visitou o estande da educação e salientou como o ensino tem avançado na capital acreana.
“Nunca a Prefeitura de Rio Branco teve um espaço desse na Expoacre”, falou Kelen Bocalom. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Esse espaço foi criado com muito carinho, justamente pela preocupação que o prefeito tem com a educação. Afinal, ela é a menina dos olhos de ouro dele e sabemos disso. Nunca a Prefeitura de Rio Branco teve um espaço desse na Expoacre”, falou.
De acordo com Lázara Campos, gestora do Centro de Multimeios, o espaço da educação traz inovação, mas também mostra como a arte e a leitura ainda faz com que os olhos das crianças brilhem.
“O espaço da educação traz inovação, mas também mostra como a arte e a leitura ainda faz com que os olhos das crianças brilhem”, disse Lázara. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“O Marco Lenísio é um professor da Rede Pública Municipal e também arquiteto, ele nos emprestou essas obras para que pudéssemos expor na galeria e todos os dias as crianças da rede municipal passam e fazem essa visitação. Nós, contamos para eles quem é esse pintor, que ele reside em Cruzeiro do Sul e começou a pintar quase na idade das crianças que vão ao Centro de Multimeios, nisso elas percebem que também podem ser pintoras e protagonistas de suas histórias”, disse.
“Viemos fazendo uma quinzena de homenagens a mulheres que foram tão importantes para a nossa história”, destacou Jamile. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“A Divisão de Programas Especiais e Temas Integradores trabalha com várias áreas, como bullying, escola em tempo integral, educação fiscal e a pauta étnico racial também é um desses temas. Como dia 25 desse mês foi celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, viemos fazendo uma quinzena de homenagens a mulheres que foram tão importantes para a nossa história e a ambiência racial para as crianças poderem se ver representadas naquele local”, explicou a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Jamile Alves.
“A visita trouxe boas memórias de infância e reforçou o sentimento de que nunca é tarde demais para sonhar”, falou Luiz. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Para Luiz Würdel, a visita ao espaço lhe trouxe boas memórias da infância e lhe reforçou o sentimento de que nunca é tarde demais para sonhar.
“Eu acho que está um pouco mais completo e também mais acolhedor. Acredito que para a nova geração, as crianças que estão mais vidradas no celular, isso acaba chamando a atenção das crianças e eu acho que precisava disso”, falou o advogado.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.