Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Sorriso registra redução da criminalidade no primeiro semestre

Segurança pública é dever do Estado, no entanto, a Prefeitura de Sorriso avança em investimentos nesta área. Para 2025, R$ 23 milhões devem ter com...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
11/07/2025 às 15h55
Sorriso registra redução da criminalidade no primeiro semestre
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

Segurança pública é dever do Estado, no entanto, a Prefeitura de Sorriso avança em investimentos nesta área. Para 2025, R$ 23 milhões devem ter como destino esta finalidade, em diversos eixos, como a sinalização viária, monitoramento, e alterações no trânsito.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Na cidade, 100% das câmeras do programa Vigia Mais MT estão em pleno funcionamento e são monitoradas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) instalado na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep).

Ao todo são 345 câmeras que registram todos os movimentos de pontos estratégicos do Município. Deste total, 299 são fixas, 23 speed domes (aquelas com zoom óptico, destinadas para grandes ambientes) e 23 OCRs (que permitem a leitura de placas de veículos); 46 switchs, 46 nobreaks e 46 armários.

Os equipamentos destinados pelo Governo do Estado foram acrescidos ao sistema de vigilância já implantado em Sorriso. Por meio do Programa Sorriso + Segura, formalizado em 2021, mais de 70 câmeras já estavam instaladas em vários pontos do perímetro urbano. Além destas, cerca de 20 câmeras OCR também já estavam dispostas em diversos locais e abasteciam o sistema de vigilância das forças de segurança. Soma-se a isso, o sistema de monitoramento interno de prédios públicos.

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo o Departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura, 420 câmeras estão instaladas em várias unidades administrativas e, sempre que necessário, as imagens são cedidas, visto que muitas acabam registrando movimentos em ruas, esquinas e avenidas.

Um drone de alta precisão também foi adquirido para potencializar as ações de monitoramento. Em breve, com a segunda etapa do Vigia Mais, devem ser instaladas mais 297 câmeras e, fora isso, ainda serão instaladas  câmeras com reconhecimento facial em pontos estratégicos como empresas, bares, restaurantes e lanchonetes.

“Pensamos a segurança de forma global e, ao mesmo tempo, de forma individual, no bem-estar de todos e de cada cidadão, de forma a coibir toda e qualquer forma de violência, promover um ambiente de paz e garantir a tranquilidade que nossa população merece”, destaca o prefeito Alei Fernandes.

Além da adesão a este programa estadual com foco na segurança, Sorriso também foi o primeiro município a universalizar a tecnologia LED na iluminação pública, ainda em março de 2023, por meio do MT Iluminado.

“Segurança e infraestrutura caminham de mãos dadas e nosso foco é consolidar Sorriso, efetivamente, com uma smart city ”, complementa o prefeito, acrescentando que seguem sendo impulsionadas as ações para atualizar a logística interna do Município, com foco em um  trânsito mais fluido e seguro.

Podem ser citadas neste leque de ações a instalação de 10 novas lombadas eletrônicas que devem regular a velocidade dos veículos em pontos estratégicos, devidamente monitorados como áreas que registravam altos índices de ocorrências, ou que, potencialmente podem colocar em risco pessoas mais vulneráveis, como áreas escolares, por exemplo.

Além de reduzir velocidade, a equação para um trânsito mais tranquilo também estabelece a necessidade de mudanças. Para tanto, deve ser dado continuidade ao Plano de Ação Imediata para o Trânsito, o PAIT, que, basicamente, serve de suporte para diversas ações implantadas no planejamento urbano do Município, a implantação de binários, ondas-verdes e alterações em eixos centrais do trânsito.

O Plano está sendo implantado de modo gradativo, com ampla divulgação, para minimizar os impactos, que são inerentes ao processo. O cronograma compreende o quadrilátero da Avenida Porto Alegre com Avenida Imigrantes e da  Avenida Mário Raiter com a Perimetral Sudoeste. Na sequência, seguirá pela Avenida Luiz Amadeu Lodi com a Otávio de Souza Cruz; e, em uma terceira etapa, será executado em vias da Zona Leste.

“Sabemos que são mudanças que trazem sim algum desconforto inicial, o que é natural em todo o processo de aprendizagem, mas precisamos maturar nossas ações para dotarmos Sorriso da infraestrutura de trânsito que ela precisa e nossos cidadãos merecem”, analisa o prefeito, destacando que a conversa franca entre diversas esferas da sociedade é fundamental.

Por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), o prefeito dialoga com representantes de instituições ligadas às forças de Segurança, à Justiça e aos poderes Legislativo e Executivo. “De forma alguma o GGI vem para coibir ou inibir qualquer tipo de ação das forças de segurança, pelo contrário, este grande ‘grupão’ da segurança nos permite conversar de maneira franca sobre os problemas que afligem nossos cidadãos e requerem, muitas vezes, uma resposta imediata e um trabalho articulado”, detalha.

Pois este “vamos juntos” resultou em várias ações integradas entre a Polícia Militar (PM), inclusive com a Força Tática, a Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros, Ciopaer, Guarda Municipal de Trânsito (GMT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Coronel da reserva remunerada, e ex-comandante-geral da PM no Estado, Nerci Adriano Denardi é quem conduz a Semsep. Acostumado à rotina da segurança, Denardi destaca que o trabalho articulado tem trazido excelentes resultados ao Município: “Já foram apreendidos 250 quilos de drogas até junho, e pudemos verificar uma redução de 77% nos homicídios e de 35% nos roubos”, lista.

No entanto, os bons resultados mostram que é preciso seguir com o trabalho integrado, o diálogo franco e  a vigilância constante para que a sensação de paz se perpetue no Município. Um dos exemplos é o pedido feito pelo prefeito, em Brasília, para que a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) continue no Município.

“A segurança pública é sim, nosso dever também, e uma cidade sustentável é, antes de tudo, uma cidade boa para se viver, para criar os filhos, fincar raízes e queremos que cada um de nossos mais de 120 mil habitantes possam ter o direito de sonhar e todas as oportunidades para realizar seus sonhos nesta terra tão abençoada”, pontua Alei.

  • Texto: Nádia Mastella

    Fotos: Ney Pinheiro

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários