Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Antônia Sales sai em defesa de agricultores e critica abusos do Ibama, leis ambientais e omissão do Estado

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (1º), a deputada Antônia Sales (MDB) fez um pronunciamento em defesa dos agricultores e produtores rur...

Redação
Por: Redação Fonte: Aleac
01/07/2025 às 13h15
Antônia Sales sai em defesa de agricultores e critica abusos do Ibama, leis ambientais e omissão do Estado
Foto: Reprodução/Aleac

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (1º), a deputada Antônia Sales (MDB) fez um pronunciamento em defesa dos agricultores e produtores rurais do Acre, especialmente os que vêm sendo penalizados por ações fiscalizatórias do Ibama e do ICMBio. A parlamentar destacou o papel essencial desses trabalhadores para a segurança alimentar do estado e repudiou os abusos cometidos contra eles.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

“Eu também quero participar do tema em pauta, principalmente quando se trata dos nossos agricultores, esse povo de mão calejada que luta de sol a sol para levar o sustento à sua família e ainda colocar comida na mesa de todo cidadão acreano. O que seria de nós sem eles?”, questionou. Ela destacou que muitas pessoas que vivem na zona urbana não têm condições de produzir seu próprio alimento e dependem diretamente da produção rural.

Antônia Sales se solidarizou com os agricultores que tiveram bens apreendidos e propriedades embargadas. “Foram ataques abusivos, vergonhosos, de agentes do Ibama e do ICMBio. Esses órgãos deveriam ser parceiros do nosso povo, não opressores. São pagos com o suor do povo trabalhador e precisam tratar o cidadão com respeito”, afirmou.

Em seguida, a parlamentar criticou as políticas ambientais que, segundo ela, impedem os pequenos produtores de trabalhar com dignidade. “Há muita vontade de trabalhar, mas não podem por causa das leis duras e pesadas que criminalizam este povo tão querido, tão sofrido, que são nossos agricultores rurais”, disse.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ela também responsabilizou interesses internacionais pelas restrições impostas à produção. “Temos os interesses das multinacionais, dos países ricos, que já derrubaram toda a sua vegetação e agora querem respirar com o oxigênio da Amazônia do nosso país. Eles destruíram tudo e agora sujeitam o nosso povo à miséria e à pobreza, exigindo do presidente Lula leis mais duras, que não se derrube nada. Mas não oferecem alternativas, não concedem maquinários para que o produtor possa trabalhar sem desmatar”, denunciou.

Antônia Sales ainda chamou atenção para a falta de regularização fundiária, o que impede os produtores de acessar crédito e políticas públicas. “Eles não têm título da terra, não podem fazer empréstimos, não podem comprar nada. Falta muita coisa”, alertou.

Por fim, a deputada cobrou posicionamento firme do governo estadual. “Precisamos apontar o dedo também para o nosso governador. Lá em Rondônia, o governador comprou a briga e está defendendo os produtores. Aqui, precisamos da mesma atitude. A região Norte precisa ser respeitada”, concluiu.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários