Um apagão cibernético global, causado por um problema com a empresa de segurança cibernética CrowdStrike, gera impactos em empresas e serviços de vários países, incluindo o Brasil. Por aqui, empresas aéreas, bancos e hospitais tiveram impactos em suas operações.
Consultada pela CNN, a Azul Linhas Aéreas informou que alguns voos podem sofrer atrasos, “devido à intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas”. Veja aqui os voos afetados pelo apagão cibernético.
A companhia orienta os clientes que possuem voos agendados para hoje, e que ainda não tenham efetuado o check-in, a chegarem com antecedência ao aeroporto de embarque, onde devem procurar pelo balcão de atendimento da empresa.
Em comunicado, a Azul lamenta eventuais transtornos causados aos clientes. As complicações operacionais que afetaram a Azul causaram transtornos aos passageiros do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
Segundo a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, 24 voos de partida e 15 voos de chegada tiveram atrasos registrados na manhã de hoje. O aeroporto emitiu uma nota informando que acionou planos de contingência “para reduzir os impactos decorrentes dessa falha”.
A GOL Linhas Aéreas informou à CNN que suas operações e sistemas não sofreram impactos do apagão cibernético até o momento.
A Latam informou aos passageiros que a operação pode ser afetada pelo queda mundial da Microsoft. O imprevisto pode gerar alguns atrasos em voos, segundo a companhia. Em nota enviada à imprensa, a Latam comunicou que, até o momento, não há impactos na operação da empresa.
“O Grupo LATAM lamenta os inconvenientes que essa situação, alheia à sua responsabilidade, possa causar aos seus passageiros”, completa a nota.
A Inframerica, administradora do Aeroporto Internacional de Brasília, relatou atrasos apenas em voos da Azul por falhas no sistema da companhia. O balcão da companhia registrou movimento mais intenso que o das demais empresas aéreas, na manhã de hoje, no terminal da capital federal.
Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, até o momento, não há registros de problemas nos aeroportos do Brasil em decorrência do apagão global.
“Vamos continuar monitorando ao lado da Anac para que o nosso transporte aéreo não tenha prejuízos”, publicou o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, nas redes sociais.
Em nota enviada à CNN na manhã desta sexta-feira (19), o Bradesco reportou que sofre as consequências do apagão cibernético global.
Segundo o banco, os canais digitais da empresa estão indisponíveis.
“Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível”, diz o comunicado.
A empresa informou também que os terminais de autoatendimento, como os caixas eletrônicos, funcionam normalmente. O Nubank disse que seus serviços operam normalmente, porém há um impacto no canal de atendimento aos clientes. Segundo a empresa, as interações estão levando um tempo maior que o habitual.
Em nota, o Banco do Brasil afirmou que todos os seus canais funcionam normalmente. Também não foram afetados o Itaú Unibanco, o Santander, a Caixa o BTG Pactual.
O Banco Central informou que seus sistemas estão funcionando normalmente em meio a uma falha cibernética global nesta sexta-feira que causou estragos em sistemas de computadores em todo o mundo.
Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alertou que os sistemas de alguns bancos brasileiros foram temporariamente afetados ela falha global.
“A maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços e as demais estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços rapidamente”, diz o comunicado da Febraban.
O Ministério da Saúde disse à CNN que não sofreu impactos do apagão cibernético. A pasta “não utiliza a solução/software que causou a indisponibilidade digital em outras áreas”.
Em São Paulo, pacientes e funcionários do Hospital Sírio-Libanês, tradicional estabelecimento de saúde na região central da capital, relataram a queda no sistema. Segundo, apurou a reportagem, pessoas com exames agendados enfrentaram longa espera e, algumas delas, chegaram a voltar para casa sem consegui realizar o procedimento que estava marcado.
Em nota, o Sírio-Libanês diz que todas as suas unidades operam normalmente, porém, pela manhã, houve lentidão causada por instabilidade no sistema.
“Nossos sistemas foram restabelecidos rapidamente, e gradualmente as rotinas foram normalizadas, sem grandes impacto para nossos pacientes, com exceção da coleta de exames laboratoriais, que foram temporariamente suspensas, uma vez que nosso parceiro que processa as amostras está enfrentando o mesmo problema”, declarou o hospital em comunicado.
O hospital chegou a comunicar o problema diretamente aos pacientes, por mensagem.
A coleta de exames laboratoriais no hospital e unidades do Hospital Sírio-Libanês foi reestabelecida por volta das 12h30 de hoje, segundo nota enviada à imprensa.
“Todos os hospitais e unidades estão operando normalmente, com processos e serviços fluindo sem intercorrências”, informou o Sírio.
À CNN, o Hospital Israelita Albert Einstein informou que sua equipe identificou falhas decorrentes do apagão global no sistema de operação da unidade.
“Foram identificadas falhas resultantes do apagão global no sistema de operação do Einstein e prontamente conseguimos atuar durante a madrugada fazendo as correções necessárias. Quase a totalidade dos nossos serviços já estão retornando. No momento, nenhum setor de atendimento aos pacientes está inoperante”, disse a equipe do hospital por telefone.
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), em São Paulo, também foi afetado pelo apagão cibernético.
“O momento do apagão cibernético, alguns equipamentos que usam a plataforma Windows 10 foram afetados. O sistema já está em processo de estabilização, sem prejuízos relevantes aos serviços assistenciais”, declarou o HC em nota.
Em mensagem enviada aos clientes, a locadora de veículos Localiza afirmou que também foi afetada pelos impactos do apagão cibernético global.
“Estamos enfrentando um problema global de terceiros que está afetando o sistema de empresas em todo mundo, isso impede a realização do nosso atendimento nesse momento. Estamos realizando todos os esforços para restabelecer os serviços o mais rápido possível. Agradecemos a compreensão”, disse a empresa.
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