Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Capacitação amplia atuação integrada de ACS e ACE no trabalho em saúde

Em continuidade a série de capacitações do“Mais Saúde com o Agente”ofertadas pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saú...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
11/06/2025 às 18h02
Capacitação amplia atuação integrada de ACS e ACE no trabalho em saúde
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

Em continuidade a série de capacitações do“Mais Saúde com o Agente”ofertadas pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) participaram, nesta quarta-feira (11), do módulo que aborda o Planejamento e Organização no processo de trabalho e atuação de equipe multiprofissional e intersetorialidadeAtualmente, cinco turmas, sendo um total de 125 agentes, fazem parte dessas atividades.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

 A qualificação voltada ao fortalecimento das práticas no serviço público foi conduzida pela coordenadora da Atenção Básica, Cátia Luciano, na sala de formação da Semsa. O cronograma abordou estratégias para otimizar a rotina de trabalho, fortalecimento da comunicação entre os serviços e ampliação do impacto das ações de forma intersetorial na resolução de casos.

Segundo Cátia, o objetivo é fortalecer a atuação dos agentes no território e promover uma aproximação mais articulada e eficaz com a comunidade. Ela enfatiza que a articulação entre saúde, educação, assistência social e outros setores é essencial para promover um cuidado mais humanizado e efetivo.

“Os ACS e ACE são fundamentais para levar saúde até onde muitas vezes ela não chega com facilidade. Quando esses profissionais entendem seu papel dentro da rede e se articulam com outras equipes e setores, a população ganha e a saúde também”, destacou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Para Para a ACE Simone Gregio, momentos como esse são fundamentais para aprimorar o trabalho nas comunidades. “A gente aprende muito durante esses cursos e entende, na prática, o quanto a organização eficiente do processo de trabalho das equipes e a atuação integrada entre diferentes profissionais e setores fortalecem a rede de atenção à saúde”, afirmou.

Promovido via Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES), as atividades contam também com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS ).

  • Texto: Janaína Oliveira

    Fotos: Janaína Oliveira

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários