ODia da Vacina BCG, comemorado neste 1º de julho, reforça a importância da imunização precoce contra a tuberculose miliar e a meningite tuberculosa, formas graves da doença que podem causar danos permanentes ou levar a óbito, especialmente na infância.
Produzida a partir de uma cepa atenuada da bactéria Mycobacterium bovis, a Bacilo Calmette-Guérin (BCG), reconhecida por sua eficácia, pode ser encontrada em todas as unidades de saúde do país. A aplicação deve ocorrer, preferencialmente, ainda nas primeiras horas após o nascimento, ou, no máximo, até os 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Em Sorriso, a aplicação da vacina BCG é realizada em dias específicos da semana. A cada dia, duas unidades de saúde abrem o frasco da vacina. A organização da escala tem como finalidade otimizar o uso dos frascos e garantir a aplicação segura da vacina, evitando perdas desnecessárias.
Kátia Dal Prá, coordenadora da Central de Imunização, explica que os pais devem procurar a unidade de saúde mais próxima para se informar sobre os dias de aplicação e garantir que a criança receba a vacina dentro do prazo recomendado.
“Cada frasco da BCG contém 20 doses e, após aberto, precisa ser utilizado em até seis horas. Por isso, adotamos uma escala entre as unidades, o que permite um melhor aproveitamento das doses e evita o risco de desabastecimento.”
Neste Dia da Vacina BCG, a Secretaria de Saúde destaca a importância de iniciar a proteção das crianças desde os primeiros dias de vida e reforça a orientação para que as famílias mantenham a caderneta de vacinação sempre atualizada.
“Há décadas a BCG tem sua eficácia comprovada contra as formas mais graves da tuberculose. Ela é uma das primeiras vacinas que o bebê deve receber, especialmente nos primeiros dias de vida, quando o sistema imunológico da criança continua em desenvolvimento”, finaliza o secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani.
Veja em detalhes, a escala das unidades de Sorriso:
Para a aplicação da BCG e demais vacinas, é necessário apresentar a caderneta da criança e o Cartão SUS na unidade de saúde.
Texto: Janaína Oliveira
Fotos: Divulgação Decom
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).