Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Último dia de oficinas da Idaron destaca transformação digital no campo e combate à clandestinidade de produtos de origem animal

Clóvis Pedro Capeli, produtor rural, classificou a oficina como esclarecedoraA oficina sobre transformação digital foi conduzida pela auditora-fisc...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
30/05/2025 às 18h29
Último dia de oficinas da Idaron destaca transformação digital no campo e combate à clandestinidade de produtos de origem animal
Uma das oficinas abordou os riscos associados à produção e comercialização clandestina de produtos de origem animal

Clóvis Pedro Capeli, produtor rural, classificou a oficina como esclarecedora
Clóvis Pedro Capeli, produtor rural, classificou a oficina como esclarecedora

A oficina sobre transformação digital foi conduzida pela auditora-fiscal Maria do Socorro e pelo técnico fiscal Edson Justino. O estudante de Agronomia em Porto Velho, Guilherme Machado da Silva, destacou a importância da tecnologia no meio rural. “Aprendi a notificar a Idaron sobre doenças e utilizar os serviços disponíveis no site. A tecnologia facilita muito a vida do produtor”, afirmou.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Já o produtor rural Clóvis Pedro Capeli, também de Porto Velho, classificou a oficina como esclarecedora. “Descobri serviços e programas que eu nem imaginava que existiam. Agora, vou buscá-los para impulsionar minha produção”, declarou.

FISCALIZAÇÃO E CONSUMO

A segunda oficina do dia abordou os riscos associados à produção e comercialização clandestina de produtos de origem animal. O conteúdo foi apresentado pelo auditor-fiscal Bruno Porto, que ressaltou a importância da fiscalização e do consumo consciente.

Continua após a publicidade
Anúncio

Para Laiara dos Santos da Silva, engenheira florestal de Ji-Paraná, a oficina foi relevante por tratar de questões que impactam diretamente a saúde pública. “O tema é muito importante, principalmente ao alertar sobre os riscos à saúde ao consumir produtos sem inspeção”, observou.

Leuzenir de Oliveira Farias, engenheira florestal, reforçou a necessidade de atenção à procedência dos alimentos
Leuzenir de Oliveira Farias, engenheira florestal, reforçou a necessidade de atenção à procedência dos alimentos

A engenheira florestal Leuzenir de Oliveira Farias, do distrito de Rio Branco, em Campo Novo de Rondônia, também participou da oficina e reforçou a necessidade da população estar atenta à procedência dos alimentos. “Foi uma palestra esclarecedora, especialmente quanto à importância do serviço de inspeção e do consumo de produtos devidamente regularizados”, pontuou.

SANIDADE AGROPECUÁRIA

Ao longo da semana, a Idaron realizou diversas palestras com foco na sanidade agropecuária, reunindo técnicos, produtores e estudantes em um espaço de troca de conhecimentos e promoção de boas práticas no setor agropecuário de Rondônia.

Para o governador Marcos Rocha, a iniciativa da Idaron representa o compromisso do Estado em promover uma educação sanitária inclusiva, levando conhecimento tanto aos produtores rurais quanto aos estudantes, futuros profissionais que atenderão o homem do campo.

Fonte
Texto: Toni Francis
Fotos: Toni Francis
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários