Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

CCJR aprova projeto que garante gratuidade no transporte intermunicipal para pessoas com autismo

“A luta pela inclusão é permanente, e garantir o transporte gratuito é uma forma de dar mais dignidade e autonomia às pessoas com autismo e suas fa...

Redação
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MT
28/05/2025 às 12h41
CCJR aprova projeto que garante gratuidade no transporte intermunicipal para pessoas com autismo
Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou nesta terça-feira (27), o Projeto de Lei nº 207/2024 , de autoria do deputado estadual Sebastião Rezende (União), que assegura a gratuidade no transporte intermunicipal rodoviário para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

De acordo com o texto aprovado, o direito será garantido mediante a apresentação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), ou de qualquer outro documento oficial que comprove a condição. A medida busca promover a inclusão e facilitar o deslocamento de pessoas autistas entre os municípios do estado.

O deputado Sebastião Rezende é reconhecido como um dos primeiros parlamentares de Mato Grosso a abraçar a causa autista. “A luta pela inclusão é permanente, e garantir o transporte gratuito é uma forma de dar mais dignidade e autonomia às pessoas com autismo e suas famílias”, destacou o parlamentar após a aprovação da proposta na CCJR.

Para o parlamentar, a iniciativa representa mais do que um avanço legal, trata-se de uma resposta concreta às necessidades de milhares de famílias que enfrentam dificuldades no acesso a serviços básicos por conta das barreiras de transporte entre os municípios mato-grossenses.

Continua após a publicidade
Anúncio

A proposta também foi bem recebida por associações e grupos de apoio à causa autista no estado. Representantes de instituições ligadas ao TEA destacaram que a gratuidade no transporte é um passo importante para garantir acesso a tratamentos de saúde, educação e atividades culturais em outras cidades.

A aprovação inicial pela CCJR indica apoio da Casa à proposta, que se alinha à crescente demanda por políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Em um estado com grandes distâncias territoriais, a mobilidade é um fator essencial para garantir a cidadania plena.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários