Moradores do município divulgaram uma nota pública de repúdio contra a possível tentativa da empresa Águas de Buritis de fechar os poços que, segundo os moradores, é a principal fonte de abastecimento de muitas famílias na região. A mobilização ganhou força nas redes sociais e gerou debate sobre a qualidade e o custo da água fornecida atualmente.
A nota, intitulada “Nota de Repúdio – Moradores de Buritis”, foi publicada em grupos de WhatsApp, e denuncia o risco de perda de acesso à água potável para grande parte da população. Segundo os manifestantes, a água fornecida pela concessionária é considerada cara, de difícil acesso e com problemas recorrentes de qualidade e abastecimento.
“Graças a Deus eu tenho poço. Falta água de noite e eu troco pra água do poço. Não dá pra depender somente da água da rua não”, relatou um morador pelas redes sociais.
Além do posicionamento contra o fechamento do poço, os moradores também protestam contra o horário marcado para uma reunião na ACIB, prevista para às 10h da manhã. Segundo a nota, o horário dificulta a participação da população que trabalha durante o dia. A população exige que o encontro seja realizado à noite, permitindo maior inclusão da comunidade no debate.
A nota termina com um apelo enfático: “A água é um bem essencial e direito de todos! Não deixaremos que calem nossa voz!”.
Em resposta, a ACIB divulgou um vídeo nas redes sociais afirmando que há uma desinformação sendo espalhada na internet sobre o tema. A ACIB esclareceu que em nenhum momento a ACIB se posicionou a favor do fechamento dos poços. Segundo o video, a entidade apenas cedeu o espaço para que a população possa debater o assunto com os órgãos competentes.
Apesar do esclarecimento, muitos moradores ainda demonstram insatisfação com o horário da reunião, que, por ocorrer em período de expediente comercial, pode dificultar a presença de trabalhadores e demais interessados no tema. Para a população, o debate precisa ocorrer em um horário acessível, para garantir voz a todos os afetados.
NOTA DE REPÚDIO – MORADORES DE BURITIS
Nós, moradores de Buritis, manifestamos nosso total repúdio à possível tentativa da empresa Águas de Buritis de tampar o poço comum, que é nossa principal fonte de água.
Não aceitamos perder o direito à nossa água! A água fornecida por essa empresa é cara, de difícil acesso para muitos, e já enfrentamos problemas com abastecimento e qualidade.
Também rejeitamos a reunião marcada às 10h da manhã na ACIB (Associação Comercial). Exigimos que seja à noite, para que todos os trabalhadores possam participar.
A água é um bem essencial e direito de todos!
Não deixaremos que calem nossa voz!
Buritis em defesa da água e da dignidade!