Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Preços do Boi Gordo Sobem, mas Poder de Compra do Produtor Frente ao Bezerro Diminui

A alta nos preços do boi gordo em setembro não melhorou a relação de compra para pecuaristas em relação ao bezerro, aponta o Cepea.

Redação
Por: Redação
29/09/2023 às 11h56
Preços do Boi Gordo Sobem, mas Poder de Compra do Produtor Frente ao Bezerro Diminui
Reprodução

Os valores do boi gordo mostraram uma reação expressiva em setembro, registrando uma elevação de 14,26%. Essa alta é atribuída à escassez de animais disponíveis para abate, com o Indicador CEPEA/B3, referente ao mercado paulista, marcando R$ 228,30 por arroba.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

No entanto, apesar do aumento nos preços, analistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) enfatizam que esta valorização não refletiu em uma melhoria no poder aquisitivo dos pecuaristas terminadores.

A situação atual é decorrente das quedas mais acentuadas nos valores da arroba bovina, em comparação com os preços do bezerro ao longo de 2023.

Segundo dados fornecidos pelo Cepea, na parcial de setembro até o dia 26, os pecuaristas necessitaram de 9,58 arrobas de boi gordo paulista para adquirir um bezerro no Mato Grosso do Sul (nelore, de 8 a 12 meses). Esta relação contrasta com as 8,36 arrobas necessárias em setembro de 2022.

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários