Na madrugada entre domingo e segunda-feira, 30 de janeiro, a região de Minas Novas, próxima ao Distrito de Rio Pardo, foi palco de um grande furto de gado. Cerca de sessenta animais foram roubados. Testemunhas relataram que os animais estavam sendo transportados em dois caminhões, com destino à região de Ariquemes, percorrendo as linhas vicinais na região de Buritis.
Após receber a informação, a Polícia Militar de Rondônia prontamente designou a Patrulha Rural para a averiguação do ocorrido. Uma equipe da Patrulha Rural da CIPO (Companhia Independente de Policiamento Ostensivo) foi acionada para realizar patrulhamento e barreiras policiais na região. O desdobramento da operação resultou na prisão de dois envolvidos no crime.
A guarnição recebeu a informação de que um caminhão com as características dos veículos suspeitos estaria parado na RO 421, sentido Ariquemes, próximo ao "PA" Rio Alto. Ao chegar ao local, a PM encontrou o caminhão sem ocupantes. No entanto, após realizar uma campana, dois integrantes da quadrilha apareceram em uma motocicleta, acompanhados de um mecânico para realizar um reparo no veículo. Foi então que a polícia agiu e efetuou a prisão em flagrante dos suspeitos.
No interior do caminhão, foram encontradas trinta cabeças de gado, todas marcadas com a identificação dos animais furtados. Além disso, os animais estavam sem o devido documento de origem animal (GTA). Os suspeitos, que já possuíam passagem por crimes de homicídios, tráfico de drogas e roubos, informaram residir no município de Ariquemes.
Um terceiro integrante do grupo foi identificado, mas não foi localizado no momento da operação. Os animais foram remanejados para outro caminhão e restituídos ao legítimo proprietário. Já o caminhão, junto com os conduzidos, foi apresentado na Delegacia de Polícia de Buritis para as devidas providências legais.
Outro veículo envolvido no crime acabou sofrendo um acidente na zona rural próxima ao local do roubo, caindo de uma ponte. O gado foi liberado após parte da carroceria do caminhão ser serrada, sendo encontrado posteriormente abandonado. A Polícia continua as investigações para localizar o terceiro envolvido e esclarecer todos os detalhes desse crime de roubo de gado na região.
Mín. 22° Máx. 38°