Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

CNJ e CNMP chegam a Maceió para inspecionar caso Braskem

Comitiva liderada pela secretária-geral do CNJ e pelo secretário-geral do CNMP chega à capital alagoana para inspecionar processo e discutir impactos da exploração de sal-gema.

Por:
17/01/2024 às 11h56
CNJ e CNMP chegam a Maceió para inspecionar caso Braskem
Reprodução - Metrópoles

Uma equipe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) desembarcou em Maceió nesta quarta-feira (17/1) para monitorar de perto as implicações do caso Braskem. A mineradora, investigada por danificar o solo da capital alagoana durante o período de 1976 a 2019, enfrenta alegações de ter provocado a desocupação de 14 mil imóveis e o êxodo urbano de mais de 60 mil pessoas, segundo dados de dezembro de 2023.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A comitiva, liderada pela secretária-geral do CNJ, juíza Adriana Cruz, e pelo secretário-geral do CNMP, promotor Carlos Vinicius Alves Ribeiro, realizará uma inspeção minuciosa nos autos do processo, nas varas responsáveis pelo caso. A presença do corregedor-nacional de Justiça, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão, reforça a importância dada ao desenrolar deste caso.

A instabilidade do solo, evidenciada pelo desabamento da mina número 18, localizada no bairro de Mutange, levou à necessidade de isolamento de uma vasta área de Maceió. Este episódio trouxe à tona não apenas as questões legais, mas também as preocupações ambientais relacionadas à exploração de sal-gema pela Braskem.

Em uma série de reuniões programadas, a comitiva buscará diálogo com as autoridades locais, incluindo o Governador de Alagoas, Paulo Dantas, o Prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, e o Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho. Além disso, membros do Ministério Público e do Judiciário, representantes da Braskem e da Associação dos atingidos pela degradação do solo participarão desses encontros, visando uma abordagem conjunta para lidar com os desafios decorrentes desse complexo caso ambiental.

Continua após a publicidade
Anúncio

O desfecho dessas investigações terá implicações significativas não apenas para a empresa em questão, mas também para a comunidade afetada e para o cenário jurídico ambiental do país. 

Com informações: Agência Brasil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Natura Há 20 horas

Natura lança Tododia Noites de Verão para a estação mais quente do ano

Com uma envolvente fragrância de Amora e Flor de Pêssego, a novidade chega para completar seu ritual de cuidados diários junto das demais linhas de Natura Tododia queridinhas de verão, Manga Rosa & Água de Coco e Acerola & Hibisco

Natura Há 20 horas

Natura e OCB unem forças para destravar políticas públicas e acelerar crédito verde para cooperativas da amazônia

Parceria estratégica usará a capilaridade da OCB para escalar metodologias de fomento e destravar mecanismos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e crédito verde

Natura Há 1 semana

Natura e Espaço Urbano inauguram sistema corporativo de logística reversa com moeda humanitária

Iniciativa acontece em Benevides, no Pará, onde as organizações já têm parceria

Natura Há 1 semana

Natura distribui amostras dos lançamentos de Ekos Andiroba e de protetor solar durante a COP 30

A distribuição do produto que tem benefício anti cansaço com Ekos Andiroba, e de proteção com Natura Solar integram a agenda da marca na capital paraense e destaca seu compromisso de 25 anos com a região amazônica

COP Há 2 semanas

COP 30 pode marcar nova era de consciência e responsabilização ambiental, afirma advogado criminalista

A realização da COP 30, em Belém, representa mais do que uma conferência climática. O evento é, nas palavras do advogado criminalista Filipe Silveira, “um convite à reeducação do olhar sobre a Amazônia, sobre o que ela simboliza e sobre o papel de quem nela vive”