Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Prazo para início da emissão da nova carteira de identidade acaba hoje

Estados têm até esta quinta-feira para implementar a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), unificando o RG por meio do CPF e promovendo avanços na segurança e autenticidade.

Por:
11/01/2024 às 08h03
Prazo para início da emissão da nova carteira de identidade acaba hoje
Reprodução - Agência Brasil

O prazo estabelecido pela Lei nº 14.534/23 chega ao fim nesta quinta-feira (11/1), determinando que os estados iniciem a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos ressalta que este é o limite para a plena adoção do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número do registro geral da carteira de identidade.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Inicialmente marcado para 6 de novembro e posteriormente prorrogado para 6 de dezembro, o prazo foi estendido a pedido dos estados, buscando garantir uma transição suave para o novo sistema. A CIN visa unificar o Registro Geral (RG) em todas as unidades da Federação por meio do CPF, proporcionando aprimoramento nos cadastros administrativos e fortalecendo as verificações das Forças de Segurança Pública.

Até 28 de novembro de 2023, alguns estados, incluindo Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e o Distrito Federal, já implementavam a emissão da nova CIN.

Mudanças Significativas:

Continua após a publicidade
Anúncio

Atualmente, cada cidadão brasileiro pode possuir até 27 RGs diferentes, um por unidade da Federação. Com a introdução da CIN, adota-se exclusivamente o CPF como número identificador, promovendo uma redução significativa de fraudes. O documento incorpora um QR Code que permite a verificação de autenticidade através de smartphones e apresenta um código de padrão internacional, MRZ, utilizado em passaportes, tornando-a também um documento de viagem.

A emissão da primeira via e renovações, tanto em formato físico quanto digital pelo aplicativo gov.br, são gratuitas. No entanto, a segunda via é sujeita a uma taxa que varia de estado para estado.

A CIN é obrigatória e substituirá definitivamente a Carteira de Identidade antiga a partir de 28 de fevereiro de 2032. Com a implementação dessa nova identidade, o Brasil avança na modernização de seus documentos oficiais, buscando maior segurança e eficiência nos registros de seus cidadãos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Natura Há 20 horas

Natura lança Tododia Noites de Verão para a estação mais quente do ano

Com uma envolvente fragrância de Amora e Flor de Pêssego, a novidade chega para completar seu ritual de cuidados diários junto das demais linhas de Natura Tododia queridinhas de verão, Manga Rosa & Água de Coco e Acerola & Hibisco

Natura Há 20 horas

Natura e OCB unem forças para destravar políticas públicas e acelerar crédito verde para cooperativas da amazônia

Parceria estratégica usará a capilaridade da OCB para escalar metodologias de fomento e destravar mecanismos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e crédito verde

Natura Há 1 semana

Natura e Espaço Urbano inauguram sistema corporativo de logística reversa com moeda humanitária

Iniciativa acontece em Benevides, no Pará, onde as organizações já têm parceria

Natura Há 1 semana

Natura distribui amostras dos lançamentos de Ekos Andiroba e de protetor solar durante a COP 30

A distribuição do produto que tem benefício anti cansaço com Ekos Andiroba, e de proteção com Natura Solar integram a agenda da marca na capital paraense e destaca seu compromisso de 25 anos com a região amazônica

COP Há 2 semanas

COP 30 pode marcar nova era de consciência e responsabilização ambiental, afirma advogado criminalista

A realização da COP 30, em Belém, representa mais do que uma conferência climática. O evento é, nas palavras do advogado criminalista Filipe Silveira, “um convite à reeducação do olhar sobre a Amazônia, sobre o que ela simboliza e sobre o papel de quem nela vive”