Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Enchente do Guaíba em Porto Alegre: Ações em Meio à Crise

Comportas fechadas e abrigos lotados enfrentam o avanço das águas no sul da cidade.

Por:
27/09/2023 às 09h52
Enchente do Guaíba em Porto Alegre: Ações em Meio à Crise
Reprodução - CBN

A Prefeitura da Capital de Porto Alegre, em virtude da cheia do Guaíba, tomou medidas drásticas para conter a situação. Nesta quarta-feira, todas as comportas do sistema de contenção do Guaíba permanecerão fechadas, com o reforço de sacos de areia posicionados pelas equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

As ações de contenção tiveram início na segunda-feira, com a ativação das comportas. Para os portões que normalmente permanecem fechados, o reforço foi feito através dos sacos de areia, uma medida emergencial para enfrentar o aumento do nível do Guaíba.

Essa elevação acentuada do Guaíba nas últimas horas é resultado da chuva que atingiu as áreas próximas a Porto Alegre, especialmente o vento do quadrante Sul que começou a soprar sobre o Norte da Lagoa dos Patos. Com previsões de ventos Sul mais fortes ao longo do dia, incluindo rajadas intensas, a tendência é que o represamento aumente e o nível das águas se eleve ainda mais.

Segue abaixo vídeo:

Continua após a publicidade
Anúncio

 

A situação social também é preocupante, com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) relatando que 137 pessoas foram acolhidas em abrigos provisórios na Capital. Dentre elas, 50 estão na Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha dos Marinheiros; 39 na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada; e 48 são indígenas residentes do bairro Lami, abrigados no Centro Social Padre Pedro Leonardi, na Restinga.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários