Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Site da Mynd8 fica fora do ar, depois do lançamento do documentário expondo envolvimento com a Choquei

Agência não se pronunciou sobre o caso.

Redação
Por: Redação Fonte: Revista Oeste
03/01/2024 às 00h07 Atualizada em 03/01/2024 às 00h14
Site da Mynd8 fica fora do ar, depois do lançamento do documentário expondo envolvimento com a Choquei
Reprodução | Youtube - Daniel Penin

O site da agência Mynd8 está fora do ar desde a tarde desta terça-feira, 2, mesma data em que viralizou o documentário Choquei — Lacrando Vidas, do empresário Daniel Penin. Desde seu lançamento, na segunda-feira 1º, o curta-metragem alcançou mais de 700 mil visualizações no YouTube.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Recentemente, a Mynd8 promoveu mudanças em seu site. As alterações ocorreram depois do suicídio de Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, que sucumbiu à campanha da difamação de perfis de fofoca, incluindo o Garotx do Blog e o Choquei. O primeiro informa que é parceiro da agência de entretenimento, enquanto o segundo rompeu o contrato em 2021.

A mudança mais notável é a remoção dos perfis de fofoca de seu quadro de associados. Antes da morte de Jéssica, por exemplo, havia uma sessão específica para aquelas páginas.

Continua após a publicidade
Anúncio

Até o momento, a Mynd8 não se pronunciou sobre a queda do site. Oeste atualizará a reportagem assim que houver um comunicado oficial da agência de entretenimento.

Saiba qual é o enredo do documentário Choquei — Lacrando Vidas, que trata da história da Mynd8 e dos perfis de fofoca

A série de reportagens de Oeste sobre a Mynd8 embasou um documentário que desnuda o modus operandi da agência especializada em entretenimento.

Com menos de 24 horas no ar, o documentário ultrapassou 1MI visualizações no YouTube. Nele, Penin expõe os detalhes da agência, que tem mais de 400 influenciadores sob contrato.

O fio condutor do curta-metragem é o suicídio da estudante Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, que sucumbiu depois de ser alvo de difamação do perfil de fofoca Choquei, um dos principais ex-agenciados da Mynd8.

Ao longo de 40 minutos, Penin mostra como as páginas de fofoca agiram em conluio para constranger a jovem mineira. O Garotx do Blog, até então parceira da Mynd8, deu início à onda de difamação em 18 de dezembro. Conhecido por compartilhar informações de subcelebridades da internet, esse perfil divulgou imagens de supostos diálogos amorosos entre Jéssica e o humorista Whindersson Nunes. Os dois negaram ter relação.

Embora soubessem a verdade, 30 perfis de fofoca optaram por reproduzir as publicações do Garotx do Blog. Nem mesmo o apelo de Inês Oliveira, mãe de Jéssica, sensibilizou os administradores das páginas. Raphael Souza, dono do Choquei, ainda debochou da jovem. “Avisa para ela que a redação do Enem já passou”, disse, referindo-se ao texto em que Jéssica pede aos perfis que parem de difamá-la. “Pelo amor de Deus!”

A onda de difamação continuou até 22 de dezembro, quando Jéssica tirou a própria vida. Apesar da tragédia, as publicações seguiram nas redes sociais. A Mynd8, o Garotx do Blog e o Choquei eximiram-se da culpa dias depois. “Queremos ressaltar que todas as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício de direito à informação”, alegou este último.

A partir desse caso, Penin mostra como funciona a engrenagem dos perfis de fofoca e como seu principal operador, a Mynd8, consegue mobilizar centenas de milhões de seguidores para fins comerciais.

O empresário amparou-se em pelo menos duas reportagens exclusivas de Oeste para a produção do curta-metragem: 1) Como a morte de uma jovem, vítima de difamação do Choquei, está ligada à indústria multimilionária de influenciadores; e 2) Agência que gerenciava Choquei recebeu R$ 1 milhão em contratos com o governo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Natura Há 20 horas

Natura lança Tododia Noites de Verão para a estação mais quente do ano

Com uma envolvente fragrância de Amora e Flor de Pêssego, a novidade chega para completar seu ritual de cuidados diários junto das demais linhas de Natura Tododia queridinhas de verão, Manga Rosa & Água de Coco e Acerola & Hibisco

Natura Há 20 horas

Natura e OCB unem forças para destravar políticas públicas e acelerar crédito verde para cooperativas da amazônia

Parceria estratégica usará a capilaridade da OCB para escalar metodologias de fomento e destravar mecanismos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e crédito verde

Natura Há 1 semana

Natura e Espaço Urbano inauguram sistema corporativo de logística reversa com moeda humanitária

Iniciativa acontece em Benevides, no Pará, onde as organizações já têm parceria

Natura Há 1 semana

Natura distribui amostras dos lançamentos de Ekos Andiroba e de protetor solar durante a COP 30

A distribuição do produto que tem benefício anti cansaço com Ekos Andiroba, e de proteção com Natura Solar integram a agenda da marca na capital paraense e destaca seu compromisso de 25 anos com a região amazônica

COP Há 2 semanas

COP 30 pode marcar nova era de consciência e responsabilização ambiental, afirma advogado criminalista

A realização da COP 30, em Belém, representa mais do que uma conferência climática. O evento é, nas palavras do advogado criminalista Filipe Silveira, “um convite à reeducação do olhar sobre a Amazônia, sobre o que ela simboliza e sobre o papel de quem nela vive”