As férias escolares são um momento aguardado tanto para as crianças, quanto para os pais. Nesse período de confraternização da família, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), alerta sobre a importância de aproveitar esta época para cuidar da saúde.
A Prefeitura de Porto Velho vem investindo e ampliando os serviços relacionados ao cuidado infantil. Através do Núcleo de Saúde da Criança, a Semusa oferece, nas unidades de saúde, um acompanhamento integral para o crescimento e desenvolvimento dos pequenos. A vacinação é uma das estratégias.
"Nessa época de férias os pais devem dar uma atenção maior aos seus filhos que vão estar mais próximos deles. Então é importante que eles chequem os cartões de imunização e, se necessário, levem seus pequenos para se vacinarem. A vacina é importante e salva vidas”, destaca Marilene Penatti, secretária-adjunta da Semusa e médica pediatra.
Segundo o Ministério da Saúde, estimular desde cedo o desenvolvimento da criança é importante, pois assim, ela poderá adquirir autoconfiança, autoestima e desenvolver capacidade de relacionar-se bem com outras crianças, com a família e toda a sociedade.
SERVIÇOS
A puericultura, que é uma subespecialidade da pediatria que acompanha esse desenvolvimento da criança, está disponível em todas as unidades de saúde do município, seja na zona urbana ou rural.
Através dessa estratégia, a criança, desde o nascimento até os 10 anos de idade, é acompanhada pela equipe de Saúde da Família, com os seguintes serviços:
Pesagem;
Estatura;
Avaliação nutricional;
Exames de sangue;
Odontológicos;
Exames de glicemia;
Atualização da caderneta de vacinação;
Teste do pezinho;
Confecção de cartão do SUS;
Entre outros.
“Todos esses serviços são realizados nas nossas unidades de saúde. Então, nesse período de férias, é importante que os pais levem seus filhos para um atendimento de rotina, pois é necessário que essas crianças passem por uma avaliação completa para que tenham uma melhor qualidade de vida”, explica Rosimari Garcia, subgerente do Núcleo de Saúde da Criança da Semusa.
NÚMEROS
Dados levantados pelo Núcleo mostram que em 2023, o número de atendimentos realizados pela Atenção Primária de Saúde (APS), cresceu. De janeiro a novembro deste ano, foram 43 mil registros de crianças atendidas nas unidades de saúde. Já em 2022, o número total do mesmo período do ano chegou a 42 mil.
“A diferença é pouca, mesmo assim positiva, porque isso mostra que as nossas crianças estão procurando os serviços de saúde. Além disso, esse resultado evidencia os investimentos da Prefeitura de Porto Velho com a qualidade de vida dos pequenos”, destacou Rosimari.
PORTA DE ENTRADA
As unidades de saúde, seja da zona urbana ou rural, são a porta de entrada para os atendimentos às crianças. Em todas elas, os pequenos podem consultar com médicos, enfermeiros, dentistas, fazer exames laboratoriais e serem vacinadas e receberem as vitaminas e minerais para prevenção de carências nutricionais.
Além disso, os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que estão espalhados por toda a cidade, também fazem parte da porta de entrada aos serviços de saúde da criança. Para acessar qualquer um dos procedimentos, os pais ou responsáveis devem procurar as unidades de saúde ou os ACSs, tendo em mãos o Cartão do SUS, CPF e a Caderneta de Vacinação.