Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Brasil enfrenta onda de calor recorde e desafios ambientais em 2023

Massa de ar quente e fenômeno El Niño intensificam temperaturas enquanto comunidade internacional busca soluções na COP28

Por:
21/12/2023 às 04h20
Brasil enfrenta onda de calor recorde e desafios ambientais em 2023
Reprodução - Aline Massuca/Metropoles

Uma intensa onda de calor assola o Brasil, afetando predominantemente as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, revela o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O país, já acostumado com altas temperaturas, vê a possibilidade desses eventos tornarem-se o novo normal. O fenômeno é impulsionado por uma massa de ar quente que se estabelece no interior, abrangendo vastas áreas dessas regiões, e pelo El Niño, que este ano apresenta características superiores à média sazonal.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O aquecimento global, uma realidade inegável, amplifica esses desafios climáticos. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) prevê que 2023 será o ano mais quente já registrado, superando em 1,4°C os níveis pré-industriais. Emissões recordes de gases de efeito estufa contribuem para esse panorama, alertando para a urgência de medidas concretas.

Ambientalistas apontam os combustíveis fósseis como culpados primários, destacando os danos irreversíveis causados pela exploração de petróleo e a queima de carvão mineral. A COP28, realizada em Dubai, evidenciou o embate entre ambientalistas e a indústria do petróleo, destacando a necessidade de uma transição para conter o aquecimento global.

Enquanto as discussões sobre a redução dos combustíveis fósseis prosseguem, as projeções para 2024 no Brasil indicam persistência das altas temperaturas. O desafio de equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental torna-se mais premente do que nunca, exigindo ações decisivas para um futuro sustentável.

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Natura Há 20 horas

Natura lança Tododia Noites de Verão para a estação mais quente do ano

Com uma envolvente fragrância de Amora e Flor de Pêssego, a novidade chega para completar seu ritual de cuidados diários junto das demais linhas de Natura Tododia queridinhas de verão, Manga Rosa & Água de Coco e Acerola & Hibisco

Natura Há 20 horas

Natura e OCB unem forças para destravar políticas públicas e acelerar crédito verde para cooperativas da amazônia

Parceria estratégica usará a capilaridade da OCB para escalar metodologias de fomento e destravar mecanismos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e crédito verde

Natura Há 1 semana

Natura e Espaço Urbano inauguram sistema corporativo de logística reversa com moeda humanitária

Iniciativa acontece em Benevides, no Pará, onde as organizações já têm parceria

Natura Há 1 semana

Natura distribui amostras dos lançamentos de Ekos Andiroba e de protetor solar durante a COP 30

A distribuição do produto que tem benefício anti cansaço com Ekos Andiroba, e de proteção com Natura Solar integram a agenda da marca na capital paraense e destaca seu compromisso de 25 anos com a região amazônica

COP Há 2 semanas

COP 30 pode marcar nova era de consciência e responsabilização ambiental, afirma advogado criminalista

A realização da COP 30, em Belém, representa mais do que uma conferência climática. O evento é, nas palavras do advogado criminalista Filipe Silveira, “um convite à reeducação do olhar sobre a Amazônia, sobre o que ela simboliza e sobre o papel de quem nela vive”