Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Reforma tributária é debatida pela Comissão de Gestão Fazendária em Belém

A 63ª reunião do Cogef ocorre até sexta-feira (28), com mais de 100 profissionais do País discutindo Programa de Modernização das Administrações Tr...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
27/03/2025 às 16h17
Reforma tributária é debatida pela Comissão de Gestão Fazendária em Belém
Foto: Divulgação

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Mais de 120 servidores públicos dos fiscos estaduais participam, em Belém, da 63ª reunião da Comissão de Gestão Fazendária (Cogef). O encontro, que começou oficialmente nesta quinta-feira (27) e prossegue até sexta-feira (28), debatendo temas como reforma tributária, uso de tecnologia e Inteligência Artificial nas atividades tributárias, gestão de riscos em órgãos públicos e sustentabilidade na gestão e nas contratações públicas.

O secretário de Estado da Fazenda, René Sousa Júnior, ministrou a palestra de abertura, com o tema “Reforma da tributação sobre consumo”, abordando os desafios dos estados e municípios na implantação do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a criação do Comitê Gestor, que deve ser instalado até maio deste ano.

Integração- O subsecretário de Administração Tributária da Sefa, Eli Sòsinho Ribeiro, deixará o cargo de presidente da Cogef após dois anos de gestão. Para ele, o encontro em Belém reuniu, mais uma vez, especialistas em diversos temas de interesse das administrações tributárias e ajudou a integrar ainda mais as gestões fiscais estaduais.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ivaldo Ledo, secretário-adjunto da Seplad (Secretaria de Estado de Planejamento e Administração), ressaltou como o Pará está se preparando para sediar a COP 30 (conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas), em novembro deste ano, detalhando os investimentos e o legado que ficarão do evento internacional para Belém.

André Martinez, especialista da Divisão Fiscal do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), e Renata Café, também da instituição financeira, falaram sobre "Transversalidade ambiental na gestão fiscal”, enquanto Fernanda Scheidt, da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, abordou o tema “Gestão de riscos”, a partir da experiência da Sefaz-RS.

Outro tema em discussão foi “Reforma da tributação sobre consumo", abordando a visão estratégica, a implantação do modelo operacional; os desafios da execução orçamentária e financeira, e a instalação e o funcionamento do Pré-Comitê Gestor.

Encerramento- O encontro será encerrado na sexta-feira, debatendo assuntos como a terceira versão do Programa de Modernização das Administrações Tributárias (Profisco), financiado com recursos do BID, sustentabilidade na gestão pública e inovação com indicadores sustentáveis.

Na quarta-feira (26) houve reunião dos servidores da área de Tecnologia da Informação (TI), com a presença de mais 90 técnicos e especialistas, discutindo experiências pioneiras e soluções advindas da tecnologia aplicada à área tributária.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários