Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Comissão aprova proibição de taxa extra para pessoa com deficiência auditiva tirar carteira de motorista

Câmara dos Deputados continua analisando o projeto

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Câmara
27/03/2025 às 13h13
Comissão aprova proibição de taxa extra para pessoa com deficiência auditiva tirar carteira de motorista
Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1630/23 , que proíbe a cobrança de valores adicionais no processo de obtenção da carteira de motorista por pessoa com deficiência auditiva. O texto altera o Código de Trânsito Brasileiro .

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Autor da proposta, o deputado Jonas Donizette (PSB-SP) alega que alguns centros de formação cobram do candidato com deficiência auditiva um valor mais alto para cobrir o custo relativo ao intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Donizette lembra que a oferta de intérprete de Libras no processo de habilitação consta da Resolução 558/15 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Parecer favorável
O parecer do relator, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), foi favorável ao projeto. Embora reconheça que os serviços especializados necessários para atender pessoas com deficiência auditiva possam gerar custos adicionais, o parlamentar entende que esses custos não devem ser repassados aos usuários.

Continua após a publicidade
Anúncio

“A diferenciação de preços para um mesmo serviço, em razão da condição física do cidadão, fere os princípios da igualdade e da não discriminação, previstos tanto na Constituição Federal quanto na Lei Brasileira de Inclusão”, argumentou.

Próximas etapas
Já aprovada pela Comissão de Viação e Transportes , a proposta será analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o texto precisa ser aprovado por deputados e senadores.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários