Publicidade

Rondônia apresenta maior taxa de feminicídio da região Norte, aponta estudo

Média é de 3,0 mortes por 100 mil mulheres: um número duas vezes maior que a média nacional.

Por: Fonte: G1
05/12/2023 às 09h57
Rondônia apresenta maior taxa de feminicídio da região Norte, aponta estudo
Reprodução - G1

Rondônia é o estado da Amazônia Legal com mais casos de feminicídios registrados em 2022. A média é de 3,0 mortes por 100 mil mulheres: um número duas vezes maior que a média nacional.

Os dados são do estudo “Cartografias da Violência na Amazônia”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta semana.

O feminicídio é uma das possíveis qualificadoras do crime de homicídio e ocorre contra a mulher por razões da condição do sexo feminino, sendo quando o crime envolve violência doméstica e familiar e menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

Considerando todos os homicídios de mulheres (seja feminicídio, homicídios dolosos, latrocínio e lesão corporal seguida de morte) o estado de Rondônia também lidera o ranking com uma taxa 11,1 mortes por 100 mil mulheres. Nesse aspecto a situação é mais grave: quase 3 vezes maior que a média nacional.

Com relação ao levantamento em geral, todos os estados da região Norte apresentaram taxas de violência letal acima da média nacional no último ano. Rondônia ocupa a quarta posição, com taxa de 34,3 mortes por 100 mil habitantes.

Os crimes baseados no gênero também são maiores nos estados da Amazônia Legal do que no restante do Brasil.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários