Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Mudanças Climáticas e Desmatamento: Os Desafios que Abalam o Agronegócio Brasileiro

Impacto na Renda, Produtividade e na Mesa de Todos: Uma Análise Crucial.

Por:
25/09/2023 às 11h23
Mudanças Climáticas e Desmatamento: Os Desafios que Abalam o Agronegócio Brasileiro
Reprodução - Blog | EqSeed

Nos últimos dois anos, os produtores agrícolas têm enfrentado perdas econômicas significativas devido às mudanças climáticas. Em média, estima-se que suas rendas tenham diminuído em 15,7%, com um em cada seis produtores relatando perdas superiores a 25%.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Entre os anos de 1985 e 2012, o desmatamento causou uma redução média de 12% na produtividade da soja na Amazônia e 6% no Cerrado, chegando a decréscimos de mais de 20% em algumas regiões desses biomas. Essa destruição das florestas, uma das principais causas das alterações climáticas, somada às mudanças climáticas globais, está impactando de forma significativa o agronegócio brasileiro.

Esses impactos na produtividade agrícola têm um efeito direto sobre a disponibilidade e o custo dos alimentos. Estamos testemunhando esse movimento acontecendo agora, mas ele tende a se agravar se não interrompermos o desmatamento imediatamente e adotarmos medidas de mitigação e restauração dos ecossistemas naturais.

Fonte: Digital Agro

 

O cenário é claro: as mudanças climáticas e o desmatamento estão criando desafios sérios para o agronegócio brasileiro. A queda na renda dos produtores, a redução na produtividade e a ameaça à segurança alimentar são questões urgentes que exigem ação imediata. Para proteger nosso futuro e garantir a disponibilidade de alimentos para todos, é fundamental parar o desmatamento e investir em estratégias de mitigação e restauração dos ecossistemas naturais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários