O Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, participou na tarde desta sexta-feira (21) da caminhada no Espaço Alternativo, em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down. Essa foi a quarta edição do projeto realizado pelo grupo Tesouros 21e tem o objetivo de mostrar a importância da luta dos portadores de Down e dos seus respectivos pais, amigos e parentes, pelo bem-estar, igualdade de direitos e inclusão.
De acordo com Léo Moraes, nessa gestão, a Preeitura tem dado prioridade para a inclusão. “A participação dessas famílias nessa caminhada é uma forma de integramos a sociedade em torno desse tema primordial em nossa gestão. Essa é uma luta pela conscientização, contra o preconceito e principalmente pela inclusão”, disse o prefeito.
Participaram diversas instituições na caminhada, entres elas, as associações Pestalozzi e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Desde do início dessa gestão, a Prefeitura de Porto Velho tem criado ações de inclusão como, por exemplo, disponibilização do serviço do primeiro ônibus adaptado para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes e pinturas de faixas exclusivas para garantir que o idoso, pessoa com deficiência (PcD) e pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tenham essa acessibilidade.
A Síndrome de Down (SD) ou trissomia do 21 é uma condição humana geneticamente determinada, sendo a alteração cromossômica mais comum em humanos e a principal causa de deficiência intelectual na população. No Brasil, a Lei 14.306/2022, institui 21 de março como o Dia Nacional da Síndrome de Down. A norma estabelece ainda a promoção de eventos que valorizem as pessoas com a síndrome na sociedade.
Texto:André Oliveira
Foto:André Oliveira
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)