Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Setur debate potencial da pesca esportiva em Fórum Nacional

Com rios de águas ricas e biodiversidade única, o estado se posiciona como referência nacional, consolidando a pesca esportiva como um motor do tur...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
21/03/2025 às 13h46
Setur debate potencial da pesca esportiva em Fórum Nacional
Foto: Divulgação

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Representantes da Secretaria de Turismo do Pará (Setur) participaram do 3º Fórum Nacional do Turismo da Pesca, na quinta-feira (20), no Anhembi Centro de Eventos, em São Paulo, como parte da programação do Pesca & Companhia Trade Show 2025. O encontro reuniu empresários, operadores turísticos, autoridades governamentais e especialistas do setor para debater estratégias e políticas públicas voltadas ao fortalecimento da pesca esportiva como vetor de desenvolvimento sustentável.

A participação da Setur no evento faz parte da estratégia do governo estadual de fortalecer a atividade, promover destinos especializados e atrair investimentos para o setor. Com rios de águas ricas e biodiversidade única, o estado se posiciona como referência nacional, consolidando a pesca esportiva como um motor do turismo sustentável na Amazônia. “Essa é nossa terceira participação consecutiva, o que ajuda a consolidar o Pará enquanto destino de turismo de pesca”, explica o turismólogo e gerente de escritórios regionais da Setur, Allyson Neri.

A pesca esportiva no Brasil tem registrado um crescimento expressivo nos últimos anos, movimentando uma ampla cadeia produtiva que envolve fabricantes de equipamentos, operadores de turismo, guias especializados, pousadas e comunidades locais. No entanto, o segmento ainda enfrenta desafios, principalmente no que se refere à regulamentação e ao incentivo por meio de políticas públicas. Durante o evento, especialistas discutiram formas de ampliar a estrutura e o alcance da atividade, garantindo sua expansão de maneira sustentável.

Durante a mesa-redonda sobre Ações Governamentais e Políticas Públicas, representantes da Setur destacaram o potencial do Pará para a pesca esportiva, com foco em destinos como Altamira, Tucuruí, São Geraldo do Araguaia, Vitória do Xingu e Jacareacanga. Os municípios possuem características que os tornam ideais para a prática da atividade, tanto pela diversidade de espécies encontradas nos rios amazônicos quanto pela estrutura turística voltada para receber pescadores esportivos.

O Fórum teve início com a abertura oficial conduzida pelo presidente do Pesca & Companhia Trade Show, Marcelo Claro, que destacou a relevância do turismo da pesca para a economia e para a conservação ambiental. Em seguida, o presidente da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anep), Marcos Glueck, abordou o impacto global do turismo da pesca e como o Brasil pode expandir sua participação nesse mercado.

Na mesa-redonda sobre Ações Governamentais e Políticas Públicas, estados como Pará, Amapá, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Tocantins e Rondônia, além dos municípios de Barcelos e Manaus (AM), discutiram estratégias para fomentar o turismo da pesca. O Pará destacou a importância de investimentos em infraestrutura e incentivos fiscais para o setor, além da necessidade de regulamentação para garantir que a atividade continue crescendo de forma sustentável.

O evento também abordou a influência dos torneios de pesca no crescimento do turismo. Durante a palestra conduzida por Rogério Bessa, especialista em pesca esportiva no Amazonas, foi apresentado um panorama sobre como essas competições impulsionam o setor, atraem turistas de diversas regiões e incentivam a preservação ambiental.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários