Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Atividades educativas marcam o Dia Mundial de Saúde Bucal nas Usinas da Paz

O objetivo foi sensibilizar a população sobre a importância da saúde oral, promovendo hábitos de higiene adequados e incentivando visitas regulares...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
20/03/2025 às 13h26
Atividades educativas marcam o Dia Mundial de Saúde Bucal nas Usinas da Paz
Foto: Divulgação

Cirurgiãs-dentistas ensinam criança a escovar os dentes na Creche Orlando Bitar

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado nesta quinta-feira (20), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou atividades educativas em todas as Usinas da Paz de Belém, tendo como público-alvo crianças e adultos que procuraram atendimento odontológico ou algum outro serviço ofertado pelas Usinas.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Também houve atividade na Creche Orlando Bitar e no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, envolvendo pacientes e acompanhantes. E a Sespa também entrou como parceira da ação educativa realizada no município de Castanhal.

O objetivo do Dia Mundial da Saúde Bucal é sensibilizar a população sobre a importância da saúde oral, promovendo hábitos de higiene adequados e incentivando visitas regulares ao dentista.

Ação educativa na Creche Orlando Bitar

Segundo a coordenadora estadual de Saúde Bucal, Alessandra Amaral, essa mobilização tem a finalidade de reforçar a importância da saúde bucal como parte essencial do bem-estar geral, incentivando a adoção de hábitos preventivos e o acesso à informação de qualidade. “Manter uma rotina de cuidados com a saúde bucal é fundamental para a prevenção de doenças e a promoção do bem-estar geral", falou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Sobre as atividades educativas nas Usinas da Paz, ela disse que têm caráter preventivo e educativo, com foco na conscientização da população sobre a importância dos cuidados com a higiene bucal.

Palestra realizada na Usina da Terra Firme

Assim, foram realizadas atividades interativas para incentivar hábitos saudáveis desde a infância; utilizada metodologia lúdica "Aprendendo a cuidar dos dentes brincando", para ensinar crianças sobre higiene bucal de forma divertida; palestras com orientações sobre prevenção de doenças bucais e a importância da visita regular ao dentista, além de escovação supervisionada, com demonstração prática de técnicas adequadas de higiene oral, e distribuição de kits de higiene bucal, compostos por escova, creme e fio dentais para as crianças.

Alessandra Amaral disse que as atividades lúdicas e brincadeiras sobre a importância de escovar os dentes e usar o fio dental, por exemplo, são maneiras divertidas de abordar esses assuntos com as crianças. “Vendo de perto os movimentos, elas conseguem assimilar melhor a importância desses hábitos para sua saúde”, afirmou.

Meninas e meninos usando o fio dental na Creche Orlando Bitar

Saúde Bucal no SUS– No Pará, a população conta com diversos serviços públicos voltados para a saúde bucal, disponibilizando consultas, exames e procedimentos especializados.

Para a primeira consulta, os usuários do SUS devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em seu bairro. Nessas unidades, profissionais de odontologia realizam a avaliação inicial e, se necessário, encaminham o paciente para atendimento especializado em centros de referência.

Atividade educativa realizada no município de Castanhal

Na Rede Básica, são oferecidos os seguintes serviços odontológicos: ações coletivas e educativas, tais como escovação dental supervisionada, aplicação tópica de flúor e orientações sobre a prevenção ao câncer bucal.

Nos atendimentos individuais, além da consulta odontológica programada, o serviço odontológico oferece profilaxia (limpeza), restaurações, tratamentos periodontais (gengiva), endodontia (canal), cirurgias orais menores e atendimentos a gestantes e pessoas com deficiência.

Esses serviços são planejados e executados pelas equipes de saúde bucal em integração com as demais ações das unidades de saúde.

Os horários de funcionamento dos serviços são definidos pelas Secretarias Municipais de Saúde, geralmente das 7h às 17h. Para ser atendido, é essencial apresentar carteira de identidade, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência atualizado.

Para procedimentos mais complexos, os pacientes podem ser encaminhados para Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), que oferecem: cirurgia oral menor, periodontia, endodontia, atendimento a pessoas com deficiência, odontopediatria, Bebê Clínica, estomatologia, ortodontia preventiva/interceptativa e radiologia odontológica.

Em Belém, existe o Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (Cemo), CEO Presidente Vargas, CEO Pedreira e CEO Uremia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários