Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Hospital Regional de Marabá aprimora ações para ambiente hospitalar seguro para todos

Na unidade do Governo do Pará, protocolos, projetos, treinamentos e monitoramento garantem atendimento com maior segurança e humanização

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
16/03/2025 às 11h13
Hospital Regional de Marabá aprimora ações para ambiente hospitalar seguro para todos
Foto: Ascom HRSP

No Hospital Regional do Sudeste do Pará – “Dr. Geraldo Veloso” (HRSP), em Marabá, a segurança do paciente é prioridade nas práticas assistenciais. Com a implementação de estratégias, protocolos e treinamentos, a unidade assegura mais proteção aos usuários.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Um exemplo desse compromisso foi vivenciado por Maria de Souza Cruz, 47 anos, moradora de Parauapebas, na região de integração Carajás. Encaminhada a unidade do Governo do Pará para realizar um exame de ressonância magnética devido a dores lombares, Maria destacou o atendimento humanizado e a atenção dedicada da equipe.

“Recebi todas as orientações de forma clara e detalhada, como não usar objetos metálicos, trocar de roupa e utilizar o traje fornecido pelo hospital. A equipe me explicou cada passo para evitar qualquer risco durante o exame, o que me deixou tranquila e segura”, relatou.

O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), é responsável por monitorar e assegurar que todos processos assistenciais sejam realizados com o máximo de segurança e qualidade. Ele atua de maneira integrada com as equipes de saúde, realizando treinamentos periódicos, avaliando protocolos de atendimento e promovendo melhorias contínuas, identificando, prevenindo e corrigindo qualquer risco à saúde dos pacientes.

Renner Souza, 39 anos, morador de Marabá, na região de Carajás, submetido à cirurgia ortopédica, também teve contato com os protocolos assistenciais de segurança. “Desde a cirurgia percebi o comprometimento com meu bem-estar. As orientações sobre medicação e cuidados pós-operatórios têm sido essenciais na minha recuperação”, explicou.

Além das ações já implementadas, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente tem desenvolvido o projeto “Qualitômetro”, para medir e avaliar a qualidade dos serviços prestados nos diferentes setores da unidade. A iniciativa estabelece indicadores de desempenho que são monitorados de perto, e ajudam a identificar pontos de melhoria contínua, o que contribui diretamente para o aprimoramento da segurança do paciente.

Continua após a publicidade
Anúncio

Capacitação

Na unidade gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Núcleo de Qualidade tem promovido, ao longo do mês de março, oficinas de análise de incidentes aos gestores.

A enfermeira Luana Maria, que atua no núcleo qualidade e segurança do hospital, explicou que as oficinas de análise de incidentes, são encontros voltados para a identificação, avaliação e prevenção de eventos adversos dentro da unidade de saúde.

“Durante as atividades, os gestores analisam casos reais, discutem as causas dos incidentes e desenvolvem estratégias para aprimorar a segurança e a qualidade do atendimento. O objetivo é fortalecer a cultura de segurança do paciente, promovendo um ambiente de aprendizado contínuo e melhoria nos processos assistenciais”, destacou a enfermeira Luana.

A profissional ainda ressaltou que essas capacitações são fundamentais para garantir que toda a equipe esteja alinhada com as melhores práticas de segurança. "A qualificação constante dos profissionais é essencial para manter um atendimento de excelência e minimizar riscos aos pacientes. Nosso foco é sempre aprimorar os processos e garantir um ambiente hospitalar seguro para todos", concluiu a enfermeira.

Serviço

Os serviços no Hospital Regional do Sudeste do Pará são 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade conta com 135 leitos, sendo 97 de internação clínica e 38 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) - Adulto, Pediátrica e Neonatal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários