Com menos de 90 dias de gestão, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, demonstrando responsabilidade, comprometimento com a saúde pública e qualidade de vida da população, reativou na tarde de quinta-feira (13), o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Amorim de Matos, que estava paralisado há mais de um ano.
“É um trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com a nossa equipe de profissionais da saúde. Agora existe uma entrega real como deve acontecer, com equipamentos, com máquinas, com insumos, com ar-condicionado. A gente fica muito feliz, porque imediatamente vai atender toda essa região aqui”, disse o prefeito Léo Moraes.
O prefeito também informou que, com a reativação dos trabalhos na UBS Manoel Amorim de Matos, haverá uma atenção imediata às pessoas que moram na região. Com isso, a Prefeitura também aumenta a capacidade de atendimento da população, de forma célere, humanizada e com mais qualidade.
“Será um atendimento como é necessário, como está previsto no regimento, no ordenamento jurídico e também nas diretrizes da saúde pública municipal, garantindo o direito aos que mais precisam”, enfatizou, acrescentando que os casos de maior complexidade serão regulados e encaminhados para a rede estadual, por ser de sua competência.
Na ocasião, Gazola também adiantou que a Prefeitura vai construir um novo prédio para a USF do Caladinho. “Era uma unidade muito precária e por isso a gente colocou o atendimento aqui. Vamos demolir o prédio e fazer uma construção nova porque aquela comunidade merece uma tão bonita quanto esta aqui”, comentou.
RESPEITO
“Essa inauguração demonstra a credibilidade da gestão e dá carinho, atendimento de boa qualidade. O prefeito demonstra respeito com a população da zona Sul”, completou.
Conforme a diretora da UBS Manoel Amorim de Matos, Marisvalda Oliveira, a equipe vai iniciar o atendimento, oficialmente, nesta sexta-feira (14), apesar de estarem realizando vários procedimentos. A partir de agora estaremos com todos os atendimentos médicos, de enfermagem, odontológico, vacinas e curativos, entre outros”.
REFORMA
As duas unidades (Caladinho e Amorim de Matos) disponibilizam atendimentos médicos, de enfermagem, odontológicos, vacinação, exames laboratoriais, regulação e demais serviços disponibilizados pela atenção básica. Porém, embora ocupem o mesmo prédio, cada unidade atende públicos diferentes.
Conforme a Semusa, a USF Caladinho é responsável pelos bairros Caladinho, Conjuntos Mamoré, Guaporé e Tucuruí, parte dos bairros Castanheiras, Aeroclube e Colônica Viçosa.
Por sua vez, a Manoel Amorim de Matos absorve as demandas dos bairros Cohab Floresta 1,2 e 3 e Eldorado.
As duas unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e atendem, idosos e os demais públicos com consultas médicas e dentistas, exames de rotina e laboratoriais, acompanhamento de pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, saúde da mulher, do homem e do idoso, puericultura, programa contra o tabagismo e vacinação, entre outros.
Texto:Augusto Soares
Foto:Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)