Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Em evento do Consórcio da Amazônia Legal, governador Wilson Lima apresenta agenda prioritária do Amazonas para a COP30

Governador destacou a importância do evento para ampliar agenda voltada ao povos ribeirinhos e comunidades tradicionais da Amazônia...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
12/03/2025 às 20h26
Em evento do Consórcio da Amazônia Legal, governador Wilson Lima apresenta agenda prioritária do Amazonas para a COP30
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Diego Peres/Secom

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

No lançamento do plano de participação do Consórcio da Amazônia Legal (CAL) na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), o governador Wilson Lima apresentou, nesta quarta-feira (12/03), em Brasília, assuntos que terão prioridade na agenda do Amazonas, entre eles o programa Amazonas 2030 e a comercialização de créditos de carbono.

Durante o lançamento, o governador defendeu que o evento, que será sediado em Belém (PA) em novembro, seja uma oportunidade para outros países terem um olhar mais abrangente para a Amazônia, especialmente para os povos ribeirinhos e comunidades tradicionais da região.

“O mundo geralmente olha para a Amazônia e só vê a copa das árvores, esquecendo do que é mais importante: as populações que moram ali e precisam daquilo que é básico e primordial. Se você não tiver o olhar voltado para essas pessoas, dificilmente você consegue avançar em qualquer planejamento de proteção ambiental e desenvolvimento social”, afirmou o governador.

Continua após a publicidade
Anúncio
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Diego Peres/Secom

Segundo ele, a agenda do Amazonas para a conferência será pautada, principalmente, pelo programa Amazonas 2030, que tem como meta alcançar o desmatamento líquido zero no estado a partir de recursos arrecadados com a venda de créditos de carbono. A ação foi lançada em 2023 pelo governador na COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes.

“O projeto que estamos desenvolvendo no Amazonas é um projeto cuja geração de crédito de carbono está diretamente atrelada aos indicadores sociais dessas comunidades onde ele está sendo desenvolvido, como geração de emprego e renda, infraestrutura básica para o fornecimento de água, energia elétrica e internet”, pontuou Wilson Lima.

Ao todo, 21 Unidades de Conservação Estaduais (UCs) tiveram propostas que atenderam aos critérios de qualificação e habilitação técnica para recebimento de projetos de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal). As consultas públicas com lideranças comunitárias encerraram em janeiro deste ano e a próxima etapa consiste em reuniões presenciais nas unidades selecionadas.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Diego Peres/Secom

Consórcio

O evento de lançamento da participação do Consórcio da Amazônia Legal na COP30 reuniu governadores da Amazônia Legal, patrocinadores, apoiadores, parceiros e convidados. O encontro também firmou a atuação e conquistas do CAL em edições anteriores da COP, promovendo ações de combate às mudanças climáticas e buscando financiamento para a região amazônica.

Além do governador Wilson Lima, participaram do lançamento o presidente do CAL e governador do Pará, Helder Barbalho; o governador do Acre, Gladson Camelí; e os vice-governadores de Rondônia e Roraima, Sérgio Gonçalves e Edilson Damião, respectivamente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários