Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Em Anori, Barco Hospital São João XXIII realiza os primeiros partos das expedições de saúde

Os nascimentos marcam uma história de sucesso que vem sendo construída por esse tipo de atendimento, percorrendo os rios do Amazonas...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
12/03/2025 às 12h25
Em Anori, Barco Hospital São João XXIII realiza os primeiros partos das expedições de saúde
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Evandro Seixas e Divulgação / SES-AM

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Na sua quinta expedição de saúde, o Barco Hospital São João XXIII realizou dois partos, um feito inédito para a unidade fluvial que atua através de parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.

As duas cesarianas de emergência, que resultaram no nascimento de dois meninos saudáveis, batizados de Elias e Ítalo aconteceram na última segunda-feira (10/03), na comunidade Liberdade I, no município de Anori (a 195 quilômetros de Manaus), onde o barco hospital está nesta semana.

Segundo a SES-AM, a embarcação hospitalar está oferecendo atendimentos em 10 especialidades médicas na comunidade – clínica geral, cardiologia, cirurgia geral, coloproctologia, dermatologia, odontologia, ginecologia, oftalmologia, pediatria e anestesiologia. Na embarcação, a população tem acesso a exames laboratoriais, raio-X, mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, dispensação de medicamentos e vacinação, além das cirurgias de baixa e média complexidades.

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, nos primeiros três dias da ação, no local, foram realizados 1.862 atendimentos, entre consultas, cirurgias e exames. A expectativa é de ofertar mais de 2 mil atendimentos até o último dia de expedição. A iniciativa, ressalta a secretária, é fruto do trabalho integrado do Governo do Amazonas com a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, e está facilitando o acesso à saúde àqueles que vivem em regiões mais distantes.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Evandro Seixas e Divulgação / SES-AM

Ainda segundo a secretária, o primeiro parto na embarcação hospitalar mostra o compromisso do Governo do Estado, em trazer mais qualidade de vida para todos os cidadãos, incluindo os que moram em regiões remotas. “Os nascimentos marcam uma história de sucesso que vem sendo construída por esse tipo de atendimento, percorrendo os rios do Amazonas”, afirmou.

Os serviços, disse ela, continuam até esta quinta-feira (13/03) na comunidade Liberdade I. Os atendimentos iniciam a partir das 7h e os interessados devem comparecer ao barco hospital com os documentos pessoais e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários