Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Frank Borman, que comandou 1º voo em volta da Lua, morre aos 95 anos

Borman foi um dos primeiros seres humanos, junto de seus companheiros Lovell e William Anders, a ver e fotografar a face oculta da Lua

Redação
Por: Redação Fonte: Metrópoles
10/11/2023 às 09h53
Frank Borman, que comandou 1º voo em volta da Lua, morre aos 95 anos
Frank Borman, posando para foto com seu traje espacial (Foto Melhorada com I.A)

Frank Borman, astronauta que, em 1968, comandou o primeiro voo espacial tripulado em volta da Lua, na missão Apollo 8, morreu na última terça-feira (7/11), aos 95 anos. A informação foi divulgada pela Nasa em um comunicado nessa quinta-feira (9/11).

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Borman assumiu o comando da Apollo 8 e se tornou um dos três primeiros seres humanos, junto de seus companheiros Lovell e William Anders, a ver e fotografar a face oculta da Lua.

A Apollo 8 ficou famosa por produzir a fotografia “Earthrise” (Nascer da Terra, em português), uma imagem em que a Terra surge parcialmente na sombra, com a superfície lunar em primeiro plano, feita por Anders em 4 de dezembro de 1968.

Borman morreu na cidade de Billings, localizada no condado de Yellowstone, no estado de Montana, nos Estados Unidos.

Continua após a publicidade
Anúncio

Na nota divulgada pela Nasa, o administrador da agência, Bill Nelson, fala sobre a convivência e as impressões que tinha de Borman, além de lamentar a perda do colega.

“Hoje lembramos um dos melhores da Nasa. Seu amor de toda a vida pela aviação e a exploração apenas foi superado pelo amor a sua esposa Susan”, afirmou Nelson.

“Frank sabia o poder que tinha a exploração para unir a humanidade quando disse: ‘A exploração é realmente a essência do espírito humano’. Seu serviço à Nasa e à nossa nação vai, sem dúvida, alimentar a Geração Artemis para alcançar novas costas cósmicas”, completou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários