Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Central da Semob auxilia motoristas monitorando ruas e avenidas com 45 câmeras

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) mantém diariamente, em tempo real, a fiscalização das principais ruas e avenidas de Cuiabá, por meio de u...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Cuiabá - MT
09/03/2025 às 16h17
Central da Semob auxilia motoristas monitorando ruas e avenidas com 45 câmeras
Crédito: Rennan Oliveira

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) mantém diariamente, em tempo real, a fiscalização das principais ruas e avenidas de Cuiabá, por meio de um sistema de videomonitoramento com 45 câmeras de alta tecnologia.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Algumas das avenidas monitoradas por vídeo são: Miguel Sutil, Fernando Corrêa da Costa, Historiador Rubens de Mendonça, Isaac Póvoas, Beira Rio, Tenente Coronel Escolástico, XV de Novembro, Getúlio Vargas, Oatomo Canavarros e Arquimedes Pereira Lima.

Esse videomonitoramento do Centro de Controle de Mobilidade Urbana é feito para permitir aos agentes de trânsito celeridade nos deslocamentos para atender com maior rapidez qualquer interferência nas vias públicas, quando necessário, ao mesmo tempo em que a verificação em tempo real auxilia agentes de trânsito na formulação de políticas públicas que poderão melhorar o trânsito de Cuiabá.

Um dos objetivos da central de videomonitoramento é certificar que a faixa exclusiva para ônibus não seja ocupada por outros veículos. Isso porque, quando carros e motos ocupam o espaço reservado aos ônibus, estes poderão atrasar nos pontos de parada, gerando transtorno aos usuários do transporte coletivo.

Continua após a publicidade
Anúncio

Além do uso da faixa exclusiva de ônibus, outra infração fiscalizada pela central de videomonitoramento são veículo pesados que transitam em horários e locais não permitidos, o que pode prejudicar o trânsito, a malha asfáltica e comprometer a fiação elétrica e de serviços de telecomunicações.

A secretária de Mobilidade Urbana, Regivânia Alves Venâncio, explica que o monitoramento é essencial aos agentes de trânsito. "As imagens possibilitam a identificação imediata de situações de riscos, acidentes, permitindo uma ação imediata dos agentes para uma boa convivência dos motoristas e pedestres".

O agente de trânsito Fabiano Dmytro explica que outra contribuição do sistema de videomonitoramento é colaborar com vítimas de furtos e roubos de veículos.

“Trabalhamos em conjunto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública cedendo as imagens da central de videomonitoramento, juntamente com o sistema de OCR contido nos radares para contribuir na recuperação de veículos furtados e roubados. Em casos de sinistros (quando alguém bate involuntariamente em um veículo), essas imagens podem ser solicitadas administrativamente por meio de preenchimento de formulário disponível na sede da Semob”, disse. 

A agente de trânsito Fernanda Paula Rosa orienta motoristas a manter dados atualizados no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para facilitar o contato da Semob quando necessário. 

“Ocorrem situações das quais precisamos entrar em contato diretamente com o proprietário do veículo. Um exemplo: um veículo que está trancando uma garagem ou obstruindo pedestres porque foi estacionado no passeio. O trabalho dos agentes de trânsito não é diretamente penalizar. Mas, de orientar, buscar soluções pacíficas antes de autuar”, pontuou.

#PraCegoVer

A imagem mostra a sala de monitoramento da Semob com servidores atuando. O local é repleto de telas/monitoes com imagens em tempo real das vias de Cuiabá.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários