Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Artran moderniza fiscalização no Pará com uso de smartphones

Celulares substituirão os talonários preenchidos à mão e as informações serão lançadas de forma instantânea no sistema

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
07/03/2025 às 16h44
Artran moderniza fiscalização no Pará com uso de smartphones
Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Artran) inicia na próxima segunda-feira (10), uma nova fase na fiscalização do transporte intermunicipal do Estado. As autuações de empresas que descumprirem a legislação - quanto ao uso da identidade visual, itens de segurança e direito à gratuidade -, serão feitas de forma virtual e as informações lançadas imediatamente no sistema. Para isso, os controladores da Agência receberam smartphones e foram treinados para o uso do sistema.

O diretor-geral da Artran destaca que a modernização da fiscalização representa o avanço tecnológico nas ações do Estado e garante mais segurança para a população. “Os novos equipamentos vão proporcionar agilidade na transmissão dos dados de autuação de multas, proporcionando redução de custo e maior eficiência na fiscalização. Trata-se de um avanço tecnológico que vai aproximar a Agência dos controladores e melhorar o serviço para o usuário”, explica Eduardo Ribeiro.

A entrega dos celulares ocorreu na sexta-feira (07), no auditório do Terminal Rodoviário de Belém, no bairro de São Brás, e contou com a presença da diretoria de transporte e da gerência de informática da Agência de Regulação Estadual. A novidade vai beneficiar as cidades de Castanhal, Capanema e Bragança, no nordeste paraense, Santarém e Itaituba, no oeste, Altamira no sudoeste e Marabá e Parauapebas, na região sul.

Continua após a publicidade
Anúncio

“O uso dos smartphones e o acesso imediato ao sistema vai ser muito importante para o desenvolvimento e agilidade das autuações. Eu, por exemplo, não vou mais precisar me deslocar para Belém para pegar talão. Estou muito ansiosa para conhecer mais desse avanço tecnológico. Já vou sair daqui do curso e colocar em prática no meu trabalho diário”, disse Bruna Costa Santos, que atua como controladora de Transportes da Artran em Castanhal.

Novo tempo –Antes da informatização dos dados, os controladores da Artran faziam todo o preenchimento das autuações em talões físicos e depois entravam em uma fila para serem digitados um a um no sistema. O auxiliar administrativo Rosendo Sarges diz estar contente com a novidade tecnológica.

“Geralmente quando a gente tá em campo e começa a chover, os talões molham e as informações que a gente preenche de caneta mancham tudo. Agora vai ser mais rápido o nosso trabalho e vai garantir mais produtividade das equipes que poderão enviar as informações na estrada e nos terminais”, festeja.

Agora nós vamos ter um banco de dados online, que vai possibilitar avaliação de desempenho de cada operador. Assim nós saberemos o motivo da autuação; se por descumprimento de horários, da legislação, defeito no veículo, prego, etc. Isso tudo é avaliação de desempenho das operadoras que nós teremos como fazer, garantindo uma gestão mais eficiente em prol do usuário, pontua o diretor de Fiscalização da Artran, Gilberto Barbosa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários