
Na noite da última quinta-feira (25), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou uma sessão solene itinerante no município de Vilhena, no interior do estado. A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal e reuniu parlamentares, autoridades locais, familiares e amigos em uma noite marcada por homenagens e reconhecimento a personalidades que deixaram contribuição relevante à sociedade vilhenense.
A solenidade foi proposta pelo deputado estadual Jean Oliveira (PRD) e teve como um dos momentos mais emocionantes a entrega da Medalha do Mérito Legislativo,in memoriam, ao ex-vereador Roberto Moraes de Souza, popularmente conhecido como vereador Nego. A homenagem foi recebida pela esposa dele, Lenita Rodrigues, diante da presença de familiares, amigos e pessoas que acompanharam de perto a trajetória pública e pessoal do homenageado.

Durante a sessão, o deputado Jean Oliveira destacou a importância de eternizar o legado de Roberto Moraes de Souza, lembrando não apenas sua atuação política, mas também sua dedicação à população de Vilhena e o compromisso que sempre demonstrou com a vida pública. O parlamentar relembrou, inclusive, o período em que Roberto atuou como seu assessor, ressaltando o caráter, a lealdade e a postura ética do homenageado.

“Roberto foi um homem de palavra, de trabalho e de respeito ao próximo. Deixou um legado de dedicação e de amor por Vilhena, sendo lembrado por todos como uma pessoa digna e comprometida com o bem coletivo”, destacou Jean Oliveira ao se referir ao ex-vereador durante a cerimônia.

A sessão também contou com a presença de vereadores do município, entre eles Dr. Celso, Amanda Areval, Jander Rocha, Anderson Motorista, Deiveson Gela, Samir Ali e Zé Duda, além de outras autoridades locais. Ao longo da solenidade, os parlamentares municipais também prestaram homenagens ao colega, relembrando momentos de convivência, a atuação firme na vida pública e a importância do trabalho desenvolvido por ele em favor da população de Vilhena.
Em seus pronunciamentos, os vereadores destacaram que a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa representa um reconhecimento justo à história de Roberto Moraes de Souza, que construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com a comunidade, pela defesa dos interesses do município e pela dedicação à vida pública.

A Medalha do Mérito Legislativo é uma das mais importantes honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa de Rondônia e se destina a reconhecer autoridades, personalidades, instituições, entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo, ao estado ou ao país. A honraria simboliza o reconhecimento público àqueles que, em diferentes áreas, contribuíram de forma significativa para a sociedade e deixaram um legado de relevância coletiva.

Ao entregar a medalha à família do ex-vereador, a Alero reforçou o reconhecimento à história de Roberto Moraes de Souza e à contribuição que ele deixou para Vilhena. A homenagem emocionou os presentes e transformou a sessão solene em um momento de memória, gratidão e valorização da trajetória de um homem público que marcou sua passagem pela política local.
Texto: Marcela Bomfim | Jornalista Secom ALE/RO
Fotos: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO