Publicidade

Prefeitura de Porto Velho leva experiências de inclusão e empregabilidade a encontro nacional de gestores da pessoa com deficiência

Município apresenta boas práticas e ações de acessibilidade e inserção no mercado de trabalho A Prefeitura de Porto Velho participou, a convite do...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
24/06/2026 às 15h51
Prefeitura de Porto Velho leva experiências de inclusão e empregabilidade a encontro nacional de gestores da pessoa com deficiência
“Foi uma oportunidade de compartilhar experiências e fortalecer políticas de inclusão”, destacou Tércia Marília.

Representando o município, a secretária adjunta de Inclusão e Assistência Social, Tércia Marília, participou do Painel de Boas Práticas para Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mundo do Trabalho, apresentando ações desenvolvidas em Porto Velho para ampliar a inclusão, a acessibilidade e a empregabilidade das pessoas com deficiência.

Entre os destaques apresentados estiveram o Índice de Esforço Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência (IEMIPCD), utilizado para diagnosticar e orientar o desenvolvimento das políticas públicas de inclusão, e a Cartilha de Acessibilidade do Empregador, lançada durante o Feirão de Empregos de 2025.

A cartilha orienta empresas sobe acessibilidade, avaliação biopsicossocial e adaptação razoável, oferecendo ferramentas para identificação de barreiras e construção de estratégias que favoreçam a permanência, o desenvolvimento profissional e a participação das pessoas com deficiência no ambiente de trabalho.

Durante o encontro, também foram debatidas estratégias para fortalecimento da inclusão produtiva e apresentado o Novo Plano Viver sem Limite, principal política nacional voltada à promoção dos direitos das pessoas com deficiência.

Para o prefeito Léo Moraes, a participação de Porto Velho no evento demonstra o avanço da política municipal de inclusão e o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido no município.

“Os avanços que Porto Velho tem alcançado na área da inclusão são resultado de muito trabalho, planejamento e compromisso com as pessoas. É motivo de orgulho ver o município compartilhar suas experiências em um espaço nacional tão importante. Seguiremos investindo em políticas públicas que promovam acessibilidade, autonomia, participação social e mais oportunidades para as pessoas com deficiência”, afirmou o prefeito.

A programação também incluiu uma visita técnica ao Comitê Paralímpico Brasileiro, referência mundial em inclusão por meio do esporte. Os participantes puderam conhecer projetos voltados à educação, ao desenvolvimento de atletas e à promoção da cidadania, observando na prática como a acessibilidade e a eliminação de barreiras ampliam oportunidades e transformam vidas.

“Foi uma oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido em Porto Velho, aprender com experiências de outras regiões do país e fortalecer parcerias para avançarmos ainda mais na construção de uma cidade inclusiva e acessível para todos”, destacou Tércia Marília.

A participação no encontro reforça o compromisso da Prefeitura de Porto Velho com a promoção da inclusão, da acessibilidade e da garantia dos direitos das pessoas com deficiência, fortalecendo políticas públicas cada vez mais eficientes e conectadas às melhores práticas nacionais.

Texto:Semias
Edição:Secom
Fotos:Semias


Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários