O Botafogo, que chegou a ter uma vantagem de 12 pontos em relação aos seus adversários no Campeonato Brasileiro, está agora à beira de perder a liderança e entrar para a história como um time que deixou escapar um título praticamente ganho. Nos últimos jogos, o Botafogo tem enfrentado uma série de tropeços, com empates e derrotas que reduziram consideravelmente sua vantagem na tabela.
Com 59 pontos, o Botafogo ainda mantém a liderança, mas agora compartilha essa posição com o Palmeiras, que alcançou a mesma pontuação, embora tenha disputado um jogo a mais. A situação se tornou ainda mais tensa, uma vez que o Palmeiras terá um jogo decisivo contra o Flamengo, amanhã, na quarta-feira (08/11), e uma vitória ou empate do Palmeiras pode significar a perda da liderança pelo Botafogo.
Um dos jogos que contribuiu para essa queda no desempenho do Botafogo foi a derrota para o Vasco por 1 a 0 na noite de segunda-feira (6) em São Januário. O gol da vitória do Vasco foi marcado por Paulo Henrique no primeiro tempo, o que permitiu ao Vasco sair da zona de rebaixamento, alcançando a 15ª posição na tabela, com 37 pontos, mesma pontuação do Santos e do Cruzeiro, mas com saldo de gols inferior.
Enquanto o Botafogo luta para manter a liderança, Flamengo e Bragantino vêm crescendo e se aproximando rapidamente. Ambos os times têm um jogo a menos e estão em boa forma, especialmente com a recente chegada de Tite ao comando do Flamengo. Isso torna o título uma disputa acirrada, com muitos acreditando que o campeão deste ano será um desses dois times.
Os bastidores do Palmeiras estão passando por uma situação delicada, o que adiciona mais incerteza à sua busca pelo título, enquanto o Grêmio e o Atlético-MG são considerados times que, devido ao seu rendimento, dificilmente terão chances de conquistar o Brasileirão ou mesmo a vice-liderança.