
No último domingo, em Rondônia, um dado alarmante veio à tona: 30,6% dos candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não compareceram à prova.
De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 11 mil pessoas faltaram, colocando Rondônia entre os 10 estados com maior número de ausentes no primeiro dia do exame.
Entretanto, para aqueles que tiveram motivos justificáveis para faltar ao Enem, há uma luz no fim do túnel. O edital do Enem prevê a possibilidade de reaplicação da prova em dezembro para candidatos que se enquadram em determinadas situações, como doenças infectocontagiosas, devidamente comprovadas pelos candidatos, ou problemas logísticos.
Além disso, aqueles que foram prejudicados devido a erros na organização, como a distância excessiva do local de prova, também têm o direito de realizar o Enem em dezembro.
Para solicitar a reaplicação, os candidatos devem acessar a Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante) até o dia 17 de novembro. Cada solicitação será avaliada individualmente pelo Inep, proporcionando uma segunda chance para aqueles que enfrentaram situações adversas no primeiro dia do Enem.