Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Hospital Materno-Infantil de Barcarena fortalece vínculo entre mães e bebês prematuros

A atividade terapêutica incluiu confecção de máscaras e capas de super-heróis, simbolizando a força de crianças que passam pela UTI neonatal

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
03/03/2025 às 09h40
Hospital Materno-Infantil de Barcarena fortalece vínculo entre mães e bebês prematuros
Foto: Divulgação

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB) realizou atividade terapêutica especial para mães e bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de Cuidados Intermediários (UCI) neonatais. Durante a ação, foram confeccionadas máscaras e capas de super-heróis para simbolizar a força dos "pequenos guerreiros" que enfrentam a prematuridade.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

As atividades terapêuticas no ambiente hospitalar desempenham um papel fundamental no alívio da ansiedade materna, proporcionando momentos de relaxamento e conexão emocional. Além disso, fazem parte do trabalho de humanização promovido pela equipe multiprofissional. “Essas atividades ajudam a fortalecer o vínculo mãe-bebê e proporcionam um momento de inspiração e acolhimento. No ambiente hospitalar pode ser uma válvula de escape para o estresse do dia a dia, e contribuir para o bem-estar emocional das mães. Nosso objetivo é tornar essa jornada um pouco mais leve, sempre com um olhar humanizado para cada família atendida”, destacou Larissa Ribeiro, coordenadora da equipe multiprofissional do HMIB.

Luta e esperança- Entre os bebês participantes está Dávila Pietra Caravelas Liarte, nascida prematura no dia 24 de fevereiro, com apenas 26 semanas de gestação e pesando 740 gramas. Atualmente, segue em cuidados intensivos.

A mãe, enfermeira Darlene Barros de Souza, contou como tudo foi inesperado. “Eu estava no trabalho quando senti os sinais do parto. Procurei a unidade de emergência e, ao chegar ao HMIB, já estava em trabalho de parto ativo. Minha filha nasceu prematura e precisou ser encaminhada para a UTI neonatal”, relatou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Mesmo com experiência na área da saúde, Darlene descreveu a vivência como algo totalmente novo e desafiador. “Apesar de tudo, estou esperançosa. Acredito que sairemos bem, pois estamos recebendo um cuidado excelente. A equipe é maravilhosa. Estou me sentindo acolhida, e sei que minha filha está recebendo toda a assistência necessária”, afirmou.

Método Canguru fortalece vínculos familiares

Contato- No Hospital, Darlene participa do Método Canguru, abordagem que favorece o desenvolvimento dos recém-nascidos prematuros. A prática consiste no contato pele a pele entre mãe e bebê, aliviando o estresse e a dor, fazendo a regulação térmica, melhorando a respiração e o ganho de peso, além de fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e filho.

Com iniciativas como essa, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena reafirma seu compromisso com cada bebê e sua família, para que recebam não apenas assistência médica de excelência, mas também apoio emocional em um momento tão delicado.

Texto: Bianca Botelho – Ascom/Sespa

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários