
A partir dessa última terça-feira (31/10/23), mais de 4 mil profissionais de enfermagem que atuam no serviço público estadual em Rondônia finalmente começarão a receber o novo piso salarial sancionado pelo Congresso Nacional. A legislação que determinou esse aumento nos salários foi aprovada em agosto de 2022, porém, no ano passado, foi temporariamente suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para avaliação dos possíveis impactos na qualidade dos serviços de saúde e nos orçamentos de municípios e estados.
A espera acabou para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que agora verão seus salários serem reajustados de acordo com a nova lei. Após a decisão do STF, os profissionais da saúde mobilizaram manifestações, ocupando a frente da sede administrativa do Governo do Estado, em Porto Velho, para pressionar pela implementação do piso nacional da enfermagem em 2023.
De acordo com a portaria do Ministério da Saúde, os recursos necessários para cumprir essa determinação legal serão transferidos aos fundos de saúde de estados, Distrito Federal e municípios, aliviando as expectativas dos profissionais de enfermagem em Rondônia.