
Sistema ajuda na drenagem da água e remoção de resíduos urbanos nos córregos

Nesta última quinta-feira (19), novos pontos da cidade começaram a receber a intervenção com a implantação dos equipamentos. Inicialmente, serão contempladas as avenidas Carlos Gomes, Sete de Setembro, José Amador dos Reis, Mamoré e Rio de Janeiro, vias de grande fluxo diário.
Os ecobueiros são aliados no trabalho desempenhado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur).
A iniciativa é fruto de ação integrada entre as pastas executivas: o material foi adquirido pela Emdur, enquanto a instalação e a manutenção estão sendo executadas pelas equipes da Seinfra.
Para o prefeito Léo Moraes, o ecobueiro integra uma série de medidas voltadas para que Porto Velho se consolide como uma cidade com infraestrutura mais eficiente e preparada para enfrentar os desafios das alagações urbanas.
.jpg)
De acordo com o presidente da Emdur, Bruno Holanda, foram adquiridos 500 cestos para ecobueiros, que serão instalados em toda a cidade conforme o cronograma da Seinfra.
“Esses equipamentos têm a possibilidade de receber sensores, que serão adquiridos em breve. Quando estiverem cheios, será enviado um sinal para que possamos realizar a limpeza com mais eficiência”, explicou.
O secretário municipal de Infraestrutura lembra que a ação integra o compromisso permanente da gestão com a manutenção da cidade. “Nosso compromisso é manter a cidade limpa e com a rede de drenagem funcionando. A instalação dos ecobueiros fortalece esse trabalho preventivo e exige também a colaboração da população para evitar o descarte irregular de resíduos”, destacou.
Os ecobueiros integram a “Operação Cidade Limpa”, pacote de obras e serviços voltado à melhoria da infraestrutura urbana e à prevenção de alagamentos na capital.
Texto:João Paulo Prudêncio
Fotos:Alice Bastos
Edição:Secom
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)