Publicidade

Serviços avançam 6,1% no Acre e reforçam retomada econômica, aponta IBGE

O setor de serviços no Acre apresentou uma recuperação significativa em dezembro, registrando alta de 6,1% em relação a novembro, segundo a Pesquis...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
20/02/2026 às 14h17
Serviços avançam 6,1% no Acre e reforçam retomada econômica, aponta IBGE
Foto: Reprodução/Secom Acre

O setor de serviços no Acre apresentou uma recuperação significativa em dezembro, registrando alta de 6,1% em relação a novembro, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no último dia 12.

Setor de serviços inclui áreas como transporte, turismo, tecnologia da informação, comunicação, serviços profissionais e educação privada, entre outras. Foto: cedida
Setor de serviços inclui áreas como transporte, turismo, tecnologia da informação, comunicação, serviços profissionais e educação privada, entre outras. Foto: cedida

Na comparação entre dezembro do ano passado e o mesmo mês de 2024, o crescimento foi de 3,9%, reforçando a tendência de retomada do setor, que engloba uma ampla variedade de atividades que não envolvem a produção de bens materiais, mas a oferta de serviços à população e às empresas.

Isso inclui áreas como transporte, turismo, tecnologia da informação, comunicação, serviços profissionais, educação privada, saúde privada, atividades financeiras e imobiliárias, entre muitas outras. Por representar desde pequenos prestadores até grandes empresas, esse setor costuma refletir de forma muito sensível o ritmo da economia.

O desempenho do segmento é considerado um termômetro importante da atividade econômica de cada estado. Quando o setor cresce, geralmente indica maior circulação de renda, aumento do consumo e expansão das atividades empresariais. Já quedas sucessivas podem sinalizar perda de dinamismo, retração do mercado de trabalho e redução do poder de compra das famílias.

O setor de serviços é, na maioria dos estados brasileiros, o principal gerador de empregos e responsável por grande parte do PIB local. O governador Gladson Camelí destaca que os resultados da pesquisa reforçam a retomada econômica do estado.

“Os números mostram que o Acre está no caminho certo para fortalecer sua economia. A recuperação do setor de serviços indica que mais empresas estão voltando a crescer e que novas oportunidades de trabalho estão surgindo. Quando esse setor reage, toda a cadeia produtiva sente o impacto positivo, e isso se reflete diretamente na vida das pessoas, com mais renda circulando e mais estabilidade para as famílias”, afirma.

The post Serviços avançam 6,1% no Acre e reforçam retomada econômica, aponta IBGE appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários