Publicidade

PMAM qualifica 20 militares de diferentes forças para atuação com cães farejadores

Formação interinstitucional amplia a capacidade operacional no combate ao crime organizado e ao narcotráfico...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
13/02/2026 às 13h28
PMAM qualifica 20 militares de diferentes forças para atuação com cães farejadores
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Formação interinstitucional amplia a capacidade operacional no combate ao crime organizado e ao narcotráfico

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Israel Amorim e Samara Aires/PMAM

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), concluiu, na quinta-feira (12/02), o 2º Curso de Detecção de Substâncias. Ao todo, 20 militares, entre policiais militares do Amazonas e representantes da Polícia Militar de Roraima (PMRR) e da Força Aérea Brasileira (FAB), concluíram o curso para atuar em operações com o emprego de cães farejadores.

A capacitação tem como objetivo preparar os militares para a utilização de cães detectores em operações que exijam a localização de drogas, explosivos e outros materiais ilícitos, fortalecendo a atuação especializada da unidade nas ações policiais.

De acordo com o comandante do CPE, coronel PM Allyson Lima, a qualificação reforça a importância da CIPCães dentro da corporação e amplia a capacidade operacional da instituição no combate ao crime organizado.

“Estamos aqui participando da formatura do segundo curso de detecção de substâncias da Companhia Independente de Policiamento com Cães. São militares que, juntamente com os nossos amigos fiéis, que são os cães, atuam no combate ao narcotráfico e ao contraterrorismo, onde buscam farejar drogas e também materiais explosivos” destacou o comandante.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Israel Amorim e Samara Aires/PMAM

No curso, os militares são avaliados por desempenho profissional e conduta militar que envolvem atributos como desempenho no cumprimento das missões, controle emocional, relacionamento com público interno e externo, iniciativa, assiduidade, espírito de corpo, apresentação pessoal, dentre outros.

A grade curricular contempla disciplinas como Teoria Geral do Faro de Substâncias; Técnicas de Varredura com Cão I em Ambiente Confinado (estruturas prediais e embarcações); Técnicas de Varredura com Cão II em Ambiente Aberto (Veículos, pessoas e campo aberto); Inteligência Aplicada, Gerenciamento de Crises em Ocorrências de Alta Complexidade, além de outras disciplinas.

A importância da CIPCães no Amazonas

A Companhia Independente com Cães, subordinada ao Comando de Policiamento Especializado (CPE), é uma unidade fundamental para a segurança pública no estado do Amazonas. Atuando em diversas frentes, a CIPCães participa de operações em ambientes civis, de segurança em eventos, de prevenção a rebeliões e fugas em presídios, além de patrulhamento e atividades de cinoterapia. Sua atuação envolve, também, a colaboração com comandos metropolitanos e operações conjuntas com a Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal (PRF), especialmente em regiões de proteção ambiental.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários