
Servidores públicos receberam dicas sobre melhor utilização do Sistema Eletrônico de Informações
Para a realização da capacitação, houve o apoio institucional da Polícia Civil do Estado de Rondônia (PC/RO), responsável pela condução das aulas, em razão da ampla experiência de seus servidores no manuseio da ferramenta.
Desenvolvido no ano de 2009 para atender, inicialmente, os servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre (RS), o sistema SEI rapidamente passou a ser utilizado como referência na tramitação de processos administrativos no setor público, sendo atualmente adotado por órgãos em todo o país.
De acordo com o gerente da Semias, Clóvis Henrique, além da Polícia Civil, a ação conta com a integração da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI) e trará benefícios diretos à população, que poderá contar com servidores mais capacitados e atendimento mais célere.
“No ano de 2025, o prefeito Léo Moraes determinou a substituição do papel pelo sistema SEI, e nossa intenção é qualificar todos os servidores da Semias, tanto os que atuam no perímetro urbano quanto os que residem nos distritos”, afirmou Clóvis Henrique.
“Essa parceria possibilita que a Polícia Civil compartilhe seu conhecimento com os servidores da prefeitura. Contamos com inspetores que possuem notório saber no sistema, que formam policiais e agora estão transmitindo essas técnicas com excelência”, destacou Marcelo Silva.
O curso é intensivo, com duração aproximada de duas horas, e segue até esta sexta-feira (13).
Texto:João Paulo Prudêncio
Imagens:Júnior Costa
Secretaria de Comunicação (Secom)