
Na manhã desta segunda-feira (9), o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, juntamente com a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Zeila Cardoso, realizou uma visita ao prédio do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), que foi parcialmente atingido por um incêndio na tarde do último domingo (8).
Durante a visita, as autoridades acompanharam de perto a situação do local e destacaram que as causas do incêndio ainda estão sendo apuradas. A Prefeitura de Parintins aguarda o laudo técnico do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, que irá apontar as possíveis causas do sinistro e avaliar as condições estruturais do prédio.
O prefeito Mateus Assayag ressaltou que, apesar do susto, o mais importante foi a rápida atuação das equipes, o que garantiu a segurança das crianças acolhidas.
“Foi um susto muito grande ontem. O prédio do abrigo do SAICA, que faz o acolhimento das nossas crianças, foi tomado pelo fogo que se alastrou muito rapidamente. Mas, graças a Deus, o mais importante é que todas as crianças foram retiradas a tempo. A equipe do SAICA agiu de forma imediata e conseguiu retirar as crianças com segurança. O Corpo de Bombeiros agiu com rapidez, juntamente com todos os órgãos de segurança, evitando consequências maiores. Hoje, essas crianças estão em outro abrigo da Prefeitura, sendo acolhidas e acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, que está realizando todo o atendimento necessário”, afirmou o prefeito.
A secretária municipal de Assistência Social, Zeila Cardoso, que acompanha o caso desde o ocorrido, reforçou que as oito crianças acolhidas no SAICA foram remanejadas para outro abrigo municipal e seguem recebendo atendimento integral.
“É importante frisar para a população que todas as providências estão sendo tomadas. Esse não é apenas um trabalho da Prefeitura de Parintins, é um equipamento da Secretaria de Assistência Social que atua em conjunto com o Sistema Judiciário e o Ministério Público. Tivemos a visita do juiz Dr. Nilo ao equipamento, que verificou in loco, juntamente com a equipe da Prefeitura e o Corpo de Bombeiros, que agiu com rapidez. Também dialogamos com a promotora Dra. Marina, que inclusive realizou vistoria recentemente, cumprindo todas as normas técnicas. O município dispõe de outro abrigo, e é para lá que as crianças foram encaminhadas, até que possamos garantir um novo lar”, destacou.
A secretária afirmou ainda que a mudança do prédio já estava prevista para este semestre e explicou a importância de preservar a identidade das crianças.
“Nossos planos já incluíam uma mudança neste semestre para outro prédio, justamente para ampliar o espaço, mas tivemos esse incidente. É importante frisar que algumas pessoas questionavam se ali funcionava o equipamento, e a resposta é que, de fato, não podemos expor as crianças. A norma técnica que seguimos determina a preservação da identidade, e não podemos colocar placas nem divulgar imagens, porque todos os casos ocorrem sob sigilo de justiça”, explicou Zeila Cardoso.
A Prefeitura de Parintins reafirma o compromisso com a proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e informa que continuará acompanhando o caso, adotando todas as providências necessárias para garantir um acolhimento seguro, digno e humanizado.
Texto: Andrey Vinente - SEMASTH/ Secom
Fotos: Pitter Freitas
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)