Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Carreta da Saúde da Mulher em Várzea Grande reduz filas de atendimento, avalia Lúdio

Atendimentos com médico ginecologista, e exames de mamografia, ultrassom transvaginal e ultrassom pélvico começam na Baixada Cuiabana e seguem para...

Redação
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MT
09/02/2026 às 08h00
Carreta da Saúde da Mulher em Várzea Grande reduz filas de atendimento, avalia Lúdio
Foto: MIKHAIL BARROS E FAVALESSA

O atendimento da Carreta da Saúde da Mulher vai reduzir as filas de atendimento em Várzea Grande e na Baixada Cuiabana para diversos procedimentos e consultas. A avaliação é do deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que esteve presente na cerimônia de início dos atendimentos, no último dia 2, ao lado de outras autoridades. A carreta faz parte do programa Agora Tem Especialistas, do governo federal, e depois de Várzea Grande segue para outras regiões de Mato Grosso.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

"Essa é a primeira de várias carretas que chegarão a Mato Grosso do programa Agora Tem Especialistas, coordenado pelo meu colega médico Alexandre Padilha, ministro da Saúde. Estamos muito felizes, mesmo, com a chegada desses serviços a Mato Grosso, trazidos pelo governo do presidente Lula. A carreta da saúde da mulher já está atendendo mamografia, ultrassom transvaginal, ultrassom pélvico e consulta com ginecologista para a população de Várzea Grande e toda a Baixada Cuiabana que está na fila de espera da regulação há meses, às vezes há mais de ano, aguardando para realizar algum desses exames", declarou Lúdio.

A carreta está localizada no pátio da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida da FEB, no bairro da Manga, em Várzea Grande. O atendimento acontece no local desde o dia 30 de janeiro e segue durante o mês de fevereiro. Nos primeiros 15 dias, os atendimentos são exclusivos para as moradoras de Várzea Grande. Após esse período, a carreta também passará a atender pacientes de outros municípios da Baixada Cuiabana, inclusive de Cuiabá.

Lúdio destacou o esforço do Ministério da Saúde, por meio do programa Agora Tem Especialistas, para garantir que as pessoas sejam atendidas e reduzir as filas do Sistema Único de Saúde. O ministério fez uma parceria com o aplicativo de mobilidade 99: as pacientes que estiverem agendadas recebem um voucher com código para serem transportadas até a Carreta da Saúde da Mulher, de forma gratuita.

"É esse o grau de acolhimento, do cuidado que as Carretas da Saúde e o Ministério da Saúde estão proporcionando para a nossa população, para que as filas deixem de existir", disse Lúdio.

Segundo o parlamentar adiantou, depois do período em que o atendimento de saúde da mulher se encerrar, o Ministério da Saúde deverá enviar outras carretas para Mato Grosso, com serviços em cardiologia, oftalmologia, exames de imagens e outros.

"Está começando por Várzea Grande para atender os municípios de toda a Baixada Cuiabana, inclusive Cuiabá, mas a carreta vai percorrer o Estado todo, tanto da Saúde da Mulher quanto as demais que virão em seguida. É o compromisso do presidente Lula e do Ministério da Saúde com a população de Mato Grosso se tornando realidade, prática, ação concreta do nosso governo", pontuou Lúdio.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários