Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Educação profissional incentiva empreendedorismo sustentável em Rondônia

Alunos do ensino profissionalizante estão se capacitando para o empreendedorismo sustentável. Com foco na economia verde, o Instituto Estadual de D...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
29/01/2026 às 09h37
Educação profissional incentiva empreendedorismo sustentável em Rondônia
Alunos da educação profissional cultivam novos conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, fortalecendo a  sustentabilidade 

Alunos do ensino profissionalizante estão se capacitando para o empreendedorismo sustentável. Com foco na economia verde, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) desenvolve ações que conscientizam a comunidade escolar sobre a importância de preservar os recursos naturais. Empreendedorismo sustentável é criar e gerir negócios que buscam lucro, gerando impacto positivo no meio ambiente e na sociedade. Ou seja, não foca apenas o lucro imediato, mas contempla o futuro do planeta e da população. Desse modo visa repensar modelos de produção, usar fontes renováveis, reciclar e ter uma cultura organizacional com propósito e responsabilidade socioambiental.

Uma das iniciativas lançadas pelo Idep nesse sentido, foi a inauguração, em dezembro de 2025, na sua sede em Porro Velho, da horta hidropônica, construída de forma sustentável, visando produzir alimentos saudáveis e nutritivos em qualquer lugar, pois não se faz necessário o uso do solo para o plantio. O projeto é desenvolvido graças ao apoio de um fabricante de refrigerantes.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
Estudantes conhecem os benefícios do projeto sustentável
Estudantes conhecem os benefícios do projeto sustentável

Benefícios da Horta Hidropônica:

  • Economia de Recursos:consome muito menos água, pois o sistema recircula o líquido nutritivo.
  • Aumento de Produção:permite plantar em alta densidade, colhendo de 3 a 10 vezes mais no mesmo espaço que o cultivo tradicional.
  • Qualidade dos Alimentos:cultivo livre de sujeira do solo, agrotóxicos e herbicidas.
  • Eficiência e Rapidez:as plantas crescem mais rápido devido à nutrição direta e equilibrada.
  • Versatilidade:pode ser instalada em qualquer lugar, como lajes, varandas ou locais com terra pobre.
  • Manejo Facilitado:menor necessidade de esforço físico, com bancadas elevadas que evitam o trabalho de ficar abaixado.
  • Durabilidade:os produtos (como alface) podem ser vendidos com raiz, o que aumenta a vida útil pós-colheita.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a sustentabilidade é um princípio fundamental nas políticas públicas da gestão estadual, e por esse motivo, o tema é amplamente trabalhado na educação profissional e em outras ações governamentais. “Buscamos o progresso econômico e o desenvolvimento social de forma sustentável, então capacitar as futuras gerações com esse pensamento é primordial para fazermos o dever de casa na busca de práticas que fortaleçam a sustentabilidade”, salientou.

Horta hidropônica, construída de forma sustentável, visa produzir alimentos saudáveis e nutritivos
Horta hidropônica, construída de forma sustentável, visa produzir alimentos saudáveis e nutritivos

Essa consciência ambiental está gerando bons frutos em sala de aula. Tiago Ribeiro Lagassi, fez o Curso Técnico em Agroecologia de 2014 a 2016, no Centro Técnico de Educação Rural (Centec Abaitará), unidade executora do Idep, em Pimenta Bueno.

Depois de adquirir o conhecimento do conteúdo com abordagem agrícola que integra princípios ecológicos e saberes tradicionais para produzir alimentos de forma sustentável, ele se qualificou ainda mais sobre a área no ensino superior e graduou-se em Agroecologia.

EMRPEENDEDORISMO VERDE

Hoje, Tiago tem uma empresa de produção de alimentos que não utiliza agrotóxico e presta consultoria a agricultores que investem em práticas sustentáveis. “A formação em agroecologia me ajudou a ter uma visão mais voltada para a sustentabilidade com ações importantes para melhorar a sociobiodivesidade, contribuindo dessa forma para o sucesso da minha carreira”, reconheceu o empresário, que mora no município de Cacoal.

De acordo com a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade são três temas priorizados nos cursos profissionalizantes, tendo em vista as exigências do mercado de trabalho diante dessas temáticas. “A educação profissional está sempre se atualizando, porque a dinâmica da vida moderna requer um trabalhador cada vez mais preparado para atender com precisão e eficácia as novas demandas”, afirmou.

Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários