Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Encerramento da campanha “Janeiro Branco” marca ações voltadas ao cuidado emocional dos servidores da Educação

Com o objetivo dealcançar os servidores da educação por meio de ações presenciais, virtuais e orientativas sobre saúde mental, o governo de Rondôni...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
28/01/2026 às 13h07
Encerramento da campanha “Janeiro Branco” marca ações voltadas ao cuidado emocional dos servidores da Educação
Ao longo do período foram realizadas ações de ginástica laboral temática em todos os andares do prédio, acompanhadas de falas orientativas que abordaram a importância dos cuidados com a saúde mental 

Com o objetivo dealcançar os servidores da educação por meio de ações presenciais, virtuais e orientativas sobre saúde mental, o governo de Rondônia promove no âmbito da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a a campanha “Janeiro Branco”, movimento social criado em 2014 no Brasil, com o objetivo de colocar a saúde mental e emocional no centro das prioridades logo no início do ano. As ações são desenvolvidas pela Gerência de Saúde e Segurança Ocupacional (GSSO), que traz na edição de 2026, o tema “Equilíbrio, Paz, Saúde Mental”.

O encerramento da campanha, acontece nesta quarta-feira (28), comuma palestra virtual sobre saúde mental ministrada pela psicóloga Ivani Oliveira, presidente do Conselho Federal de Psicologia, com a participação de servidores da educação. A programaçãoda campanha contemplou uma série de atividades voltadas ao cuidado emocional dos servidores, com início na recepção e acolhida logo na entrada da Secretaria. Ao longo do período foram realizadas ações de ginástica laboral temática em todos os andares do prédio, acompanhadas de falas orientativas que abordaram a importância dos cuidados com a saúde mental e o gerenciamento das emoções no ambiente de trabalho.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a campanha é uma iniciativa fundamental para fortalecer o cuidado com a saúde mental no serviço público. “Ações de acolhimento e orientação promovem um ambiente de trabalho mais saudável, humano e produtivo para todos”, salientou.

Programação da campanha contemplou uma série de atividades voltadas ao cuidado emocional dos servidores
Programação da campanha contemplou uma série de atividades voltadas ao cuidado emocional dos servidores

A titular da Seduc, Albaniza Oliveira, enfatizou que o “Janeiro Branco” é um momento de escuta e reflexão no ambiente educacional. “A educação é feita por pessoas e, reconhecer os sentimentos, os limites e as emoções de quem está todos os dias nas escolas e nos setores administrativos é essencial. As ações desenvolvidas ao longo da campanha e, também do ano, buscam estimular o autocuidado e a construção de rotinas mais saudáveis.”

A psicóloga da Seduc, Val Marques, destacou a importância das ações voltadas ao cuidado com a saúde mental dos servidores ressaltando que a gerência atua de forma contínua em iniciativas preventivas e corretivas. Segundo ela, o trabalho tem como foco o equilíbrio emocional dos profissionais para que desempenhem suas atividades com mais responsabilidade.

A gerente da GSSO, Sirlei Barros, ressaltou que as ações da campanha “Janeiro Branco” tem um papel estratégico, pois ampliam a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde emocional, estimula a reflexão sobre o adoecimento relacionado ao trabalho e fortalece uma cultura institucional de cuidados entre os servidores da Seduc. “O objetivo desta edição é promover um novo ciclo de vida, com mais saúde e uma nova percepção sobre a dinâmica da vida e do trabalho”.

Fonte
Texto: Sabrina Raphaela sob supervisão de Ananda Carvalho
Fotos: Sirlei Barros
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários