
Nova plataforma reúne dados de atendimentos, movimento nas unidades e indicadores epidemiológicos para ampliar transparência e apoiar a gestão do SUS

Foto: Alex Pazuello e Arthur Castro/ Secom
Com foco em transparência, tecnologia e gestão baseada em dados, o governador Wilson Lima apresentou, nesta segunda-feira (26/01) o portal Saúde AM em Tempo Real. A plataforma digital permite, a partir de agora, que o cidadão acompanhe, em tempo real, o funcionamento da rede estadual de saúde. O lançamento ocorreu durante o evento “Expo Saúde Amazonas: Tecnologia, Gestão e Resultados”.
O Saúde AM em Tempo Real integra o programa Saúde AM Digital, que já utiliza recursos como Telessaúde e Inteligência Artificial para ampliar o acesso, reduzir o tempo de espera e melhorar a comunicação com os usuários do SUS no Amazonas.
Por meio do endereço eletrônico saudeamemtemporeal.saude.am.gov.br qualquer cidadão pode acessar painéis interativos que mostram, por exemplo, um Mapa de Calor das unidades de urgência e emergência. Esse recurso utiliza cores para indicar a intensidade dos atendimentos em tempo real: verde para menor volume, azul para nível intermediário, laranja para situação de alerta e vermelho para alta demanda. A plataforma disponibiliza ainda número de atendimentos realizados por dia, especialidades mais demandadas e tipos de atendimento prestados.


Foto: Alex Pazuello e Arthur Castro/ Secom
O site também conta com um módulo específico para atendimentos a vítimas de trânsito, permitindo o monitoramento contínuo das ocorrências nas emergências. Esses dados podem apoiar ações preventivas de órgãos de trânsito, ao indicar as áreas da cidade com maior incidência de acidentes, como colisões com motocicletas e atropelamentos.
“O cidadão poderá acompanhar o mapa de atendimento que está acontecendo ao vivo numa unidade de saúde, número de vítimas de acidente de trânsito, qual é o perfil do usuário que está adentrando, qual é a capacidade instalada de cirurgias que nós estamos realizando na rede. É uma ferramenta moderna e inclusive nunca no estado do Amazonas tivemos na saúde este momento ímpa de monitorar e olhar a saúde em tempo real”, disse a secretária de Saúde, Nayara Maksoud.
Outro destaque do portal é a disponibilização de indicadores epidemiológicos, produzidos pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), por meio do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do SUS (Cieges). As informações ajudam a acompanhar o comportamento de doenças e agravos à saúde, contribuindo para respostas mais rápidas e eficientes do sistema.


Foto: Alex Pazuello e Arthur Castro/ Secom
Atendimentos
Até as 12h desta segunda-feira, os dados atualizados do Saúde AM Digital indicaram que mais de 6.700 atendimentos foram realizados na rede estadual de saúde do Amazonas. As informações em tempo real demonstraram que as especialidades de clínica médica, pediatria e enfermagem concentraram a maior demanda.
Do total de atendimentos, cerca de 50% foram classificados como pouco urgentes, e o tempo médio de espera na maioria das unidades é de aproximadamente 8 minutos. A plataforma também aponta que cerca de 50 pacientes vítimas de acidentes de trânsito deram entrada nas unidades de saúde durante a manhã.