
“Navegando pelas Origens” retorna no aniversário de Porto Velho e resgata memórias, história e identidade da cidade
O aniversário de instalação de Porto Velho marca o retorno ao Complexo Turístico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré de uma das experiências mais simbólicas da cidade: o passeio de barco “Navegando pelas Origens”. Após quase uma década fora do local, a atração volta a integrar as atividades da praça, convidando moradores e visitantes a conhecerem, pelo Rio Madeira, os marcos que deram origem à capital rondoniense.
Entre os participantes, o sentimento foi de reencontro com a própria história. “Há muitos anos eu não tinha uma experiência como essa de navegar pelo Rio Madeira. Isso me lembra a infância, quando a gente visitava a estrada de ferro, andava de barco e via o pôr do sol. É uma experiência que todo mundo de Porto Velho precisa ter”, relatou Marcos Rocha, a bordo do barco.
O percurso parte do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e percorre o trecho histórico do rio que acompanhou o nascimento e o desenvolvimento da cidade. Com duração aproximada de uma hora, o passeio ocorre no fim da tarde e permite que o público vivencie o cenário do rio no horário do pôr do sol. A experiência conta com condução orientada, informações históricas, música regional e apresentações culturais que dialogam com a memória local.
Para o passeio inaugural, realizado no dia 24, foram distribuídas pulseiras de acesso livre, reunindo dezenas de pessoas que voltaram a viver uma experiência presente na história de Porto Velho desde 1982 e interrompida em 2018. “Depois de mais de 10 anos, no aniversário de 111 anos de Porto Velho, realizamos algo que revisita a nossa história e oportuniza que as pessoas conheçam a barranca do Rio Madeira. Cultura verdadeira, com a força do nosso rio. Juntos, vamos transformar Porto Velho”, declarou o prefeito Léo Moraes.
Segundo o secretário da Semtel, Paulo Moraes, o retorno foi planejado com cuidado. “Voltamos, depois de 10 anos, com o passeio de barco aqui na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Um passeio com responsabilidade. Reformamos o deck, preparamos tudo e padronizamos a experiência para que agora a população possa curtir o pôr do sol mais bonito do Brasil”.
O secretário executivo da Semtel, Aleks Palitot, destacou o caráter patrimonial da iniciativa. “Esse passeio faz parte da história da nossa cidade desde 1982. É patrimônio do município de Porto Velho. A população merece receber esse presente: passear pelo Rio Madeira, conhecer a lenda do boto, ouvir música regional, assistir apresentações culturais. É devolver à cidade a sua origem”.
Para Francisco Leilson, coordenador da Feira do Sol, o retorno do passeio integra um movimento maior de valorização da identidade local. “O trem voltar, o passeio de barco, o museu, tudo isso fortalece a nossa história. Isso muda o panorama do turismo em Porto Velho. Cria mais uma atração, mais uma agenda para o visitante e para a população".
Texto:Renata Beccária
Fotos:Junior Costa
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)